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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Perspectivas simbólicas em a filha perdida: explorando os labirintos da maternidade por meio da boneca e outras metáforas
Título(s) alternativo(s): Symbolic perspectives in A filha perdida: Exploring the Labyrinths of motherhood through the doll and other metaphors
Prospettive simboliche in A filha perdida: esplorando i labirinti della maternità attraverso la bambola e altre metafore
Autor(es): Fonseca, Karla Mariana Gondim
Primeiro orientador: Benfatti, Flávia Andrea Rodrigues
Primeiro coorientador: Soares, Leonardo Francisco
Primeiro membro da banca: Barth, Pedro Afonso
Segundo membro da banca: Mariz, Josilene Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa se propõe analisar o romance A Filha Perdida (2016), de Elena Ferrante, explorando a rica simbologia presente na narrativa. Entre os diversos elementos simbólicos que são abordados, nosso foco será direcionado, sobretudo, para o papel desempenhado pelas bonecas, compreendendo seu sentido, função, valor e relevância para o desenvolvimento da trama e a construção das personagens. Para alcançar tal objetivo, adotaremos uma abordagem interdisciplinar, que combina os princípios da crítica literária, da literatura comparada e da psicanálise. Nesse sentido, abordaremos os conceitos de Unheimlich (o Inquietante) e de Doppelgänger (o Duplo) propostos por Sigmund Freud, examinando como a presença das bonecas na narrativa pode remeter a essas noções psicanalíticas e enriquecer a compreensão dos conflitos internos das personagens. Além disso, lançaremos mão da perspectiva analítica de Carl Gustav Jung para explorar possíveis aspectos arquetípicos presentes nas representações das bonecas e da maternidade e como elas refletem os processos de individuação das personagens. Por fim, também nos valeremos da teoria do psicanalista Donald Woods Winnicott para compreendermos como o passado e suas relações interpessoais são fatores determinantes para a construção de suas personalidades e a significação das bonecas dentro desse contexto. Com essa abordagem integrada, buscamos elucidar as profundas camadas de significado presentes na narrativa, enriquecendo a compreensão das nuances simbólicas que permeiam todo o romance.
Abstract: This research aims to analyze Elena Ferrante's novel A filha perdida (2016), exploring the rich symbolism present in the narrative. Among the various symbolic elements addressed, our focus will be primarily directed towards the role played by dolls, understanding their meaning, function, value, and relevance to the development of the plot and the construction of the characters. To achieve this goal, we will adopt an interdisciplinary approach that combines the principles of literary criticism, comparative literature, and psychoanalysis. In this sense, we will discuss Sigmund Freud's concepts of Unheimlich (the Uncanny) and Doppelgänger (the Double), examining how the presence of dolls in the narrative may refer to these psychoanalytic notions and enrich the understanding of the characters' internal conflicts. Additionally, we will draw on Carl Gustav Jung's analytical perspective to explore possible archetypal aspects present in the representations of dolls and motherhood and how they reflect the characters' individuation processes. Finally, we will also employ the theory of psychoanalyst Donald Woods Winnicott to understand how the past and its interpersonal relationships are determining factors in the construction of their personalities and the significance of dolls within this context. With this integrated approach, we aim to elucidate the deep layers of meaning present in the narrative, enriching the understanding of the symbolic nuances that pervade the entire novel.
Palavras-chave: Elena Ferrante
A filha perdida
Boneca
Representação Simbólica
Psicanálise
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: Fonseca, Karla Mariana Gondim. Perspectivas simbólicas em A filha perdida: explorando os labirintos da maternidade por meio da boneca e outras metáforas. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.231
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.231
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44205
Data de defesa: 28-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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