Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44192
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Saberes indígenas para não indígenas: um inventário cultural
Título (s) alternativo (s): Indigenous knowledge for non-indigenous people: a cultural inventory
Autor: Gomes, Kenia Moraes
Primer orientador: Nascimento, Patrícia Emanuelle
Primer miembro de la banca: Nasccimento, Patrícia Emanuelle
Segundo miembro de la banca: Correia, Iara Toscano
Tercer miembro de la banca: Noronha, Gilberto Cézar
Resumen: Esta monografia apresentará a influência que nós, não indígenas, assimilamos dos povos originários do Brasil. Esta influência estende-se na alimentação, no conhecimento e no uso de plantas medicinais, em alguns objetos utilizados no nosso cotidiano e até na Língua Portuguesa. Também será abordado a literatura contemporânea indígena que vem ganhando cada vez mais visibilidade, como um instrumento na qual os povos indígenas contam, eles mesmos, sua história. Aprendemos na escola que os povos indígenas foram importantes para a formação da população brasileira devido a miscigenação com o branco europeu e o negro africano, além de ganharmos no nosso vocabulário algumas poucas palavras oriundas do Tupi e alguns alimentos que consumimos atualmente. E só. Geralmente, os livros didáticos, majoritariamente escritos por pessoas brancas, não dedicam muitas páginas aos primeiros habitantes do país. Será que é só isso que devemos aprender? Um estudo bem superficial dos povos indígenas? A resposta é não. Esta monografia irá mostrar influências indígenas mais além do que a composição da população brasileira. A metodologia aplicada será baseada na pesquisa bibliográfica através de fontes escritas tais como livros e artigos. Também será empregado o uso de fontes iconográficas, como fotografias e um mapa com o objetivo de ajudar na visualização do tema.
Abstract: This monograph will present the influence that we non-indigenous people have assimilated from the original peoples of Brazil. This influence extends to food, the knowledge and use of medicinal plants, some objects used in our daily lives and even the Portuguese language. We will also look at contemporary indigenous literature, which is gaining more and more visibility as an instrument in which indigenous peoples tell their own story. We learned at school that indigenous peoples were important for the formation of the Brazilian population due to miscegenation with white Europeans and black Africans, as well as adding a few Tupi words to our vocabulary and some of the foods we eat today. And that's it. Generally, textbooks, mostly written by white people, don't devote many pages to the country's first inhabitants. Is that really all we should learn? A very superficial study of indigenous peoples? The answer is no. This monograph will show indigenous influences beyond the composition of the Brazilian population. The methodology adopted will be based on bibliographical research using written sources such as books and articles. It will also use iconographic sources such as photographs and a map to help visualize the theme.
Palabras clave: povos indígenas, Brasil, história, não indígena, saberes ancestrais.
indigenous peoples, Brazil, history, non-indigenous, ancestral knowledge.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: GOMES, Kenia Moraes. Saberes indígenas para não indígenas: um inventário cultural. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44192
Fecha de defensa: 21-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SaberesIndigenasInventario.pdfTCC1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.