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dc.creatorGomes, Kenia Moraes-
dc.date.accessioned2024-12-06T14:21:47Z-
dc.date.available2024-12-06T14:21:47Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationGOMES, Kenia Moraes. Saberes indígenas para não indígenas: um inventário cultural. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44192-
dc.description.abstractThis monograph will present the influence that we non-indigenous people have assimilated from the original peoples of Brazil. This influence extends to food, the knowledge and use of medicinal plants, some objects used in our daily lives and even the Portuguese language. We will also look at contemporary indigenous literature, which is gaining more and more visibility as an instrument in which indigenous peoples tell their own story. We learned at school that indigenous peoples were important for the formation of the Brazilian population due to miscegenation with white Europeans and black Africans, as well as adding a few Tupi words to our vocabulary and some of the foods we eat today. And that's it. Generally, textbooks, mostly written by white people, don't devote many pages to the country's first inhabitants. Is that really all we should learn? A very superficial study of indigenous peoples? The answer is no. This monograph will show indigenous influences beyond the composition of the Brazilian population. The methodology adopted will be based on bibliographical research using written sources such as books and articles. It will also use iconographic sources such as photographs and a map to help visualize the theme.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpovos indígenas, Brasil, história, não indígena, saberes ancestrais.pt_BR
dc.subjectindigenous peoples, Brazil, history, non-indigenous, ancestral knowledge.pt_BR
dc.titleSaberes indígenas para não indígenas: um inventário culturalpt_BR
dc.title.alternativeIndigenous knowledge for non-indigenous people: a cultural inventorypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Patrícia Emanuelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770623T0&tokenCaptchar=03AFcWeA6_7tbKl-fMP-YKaV3ifGqYM59vxAB89NX1-hiQTto0SHksvDJggoeMw1Z6riNf72PtHtYQvSpRF6S6eqr3DKLBW-QNKvwiXKTSmclx_uC4FIcwCXDIJkLvTHYP1mhE5NMT_4mcoH41BkrwcWsehRR9klPIdJ8qap0k1FiZYRlZKxtHHM1ueriGKjMpUrZckl_mJhhVX-kUmO4f2oUZEJ3-Z6jlP0dmI2PlmBASzp8jAepzwzGtcqlJdtr15FRgM9Xk_rO4sJ-f6EhoIWN6_SapEBduvCT3ekZbpc1O6w44gtX82mmRRoXnXMSt9LPj8VBXhA4tj9YFdC56O5HSo7ECCsEQqBOC0MSgERZvHkTaPZFpLR-uiPBrkXCQrkth9-YfPtmizBn8KnGuRbvWtZDSQzHa009oFg6l_HzsJ6ZzvoWJ_sjZytzTfm3PlgXBF75Axf3scngaOlcfVQekQD3HMm_2LSPs4B-tAR6p5mfca_Ho-AfKbNO8iDJCfqFPIeIKzuvjLw0d7ZQhEm0ignXtrLG4YewnmS8zBKS8Yw_KxHwQswQilrEH0hMfkJbw9m1IADHT-b28kI5jmm0xG2hgzGvpFzazCl3K1iyiLgXqs4mUscJRrQlHy5LvOyvKE0KUpfLukiLT66fx2X_IbfmGQAnX41aH6SdTbeXZS_qCKFnHGsAxs5rC0Q0iRPxDzZEMAQhrkLsxl1uNDEfZLYqE6EkAWperQ8GZC3j6ZeWiMuMUtkrKoNG0PugFse0y9Yv9r8-ht_gl4zeRlxvoTBOXtNYBybWSYh3p9FTbvTLqp0txr-URBxj0yZoOpsU_iLyICR4Qhr8W1LDhB3ccL9QfWkBm7j6Uqq8QztW9OwX91FMjTlUIFWtCDbIyRR3duuueP2GrtQUecEOa5MZ34wBz1mUP7Apt_BR
dc.contributor.referee1Nasccimento, Patrícia Emanuelle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276222937363862pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Iara Toscano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3279356219563508pt_BR
dc.contributor.referee3Noronha, Gilberto Cézar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413157322908549pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresentará a influência que nós, não indígenas, assimilamos dos povos originários do Brasil. Esta influência estende-se na alimentação, no conhecimento e no uso de plantas medicinais, em alguns objetos utilizados no nosso cotidiano e até na Língua Portuguesa. Também será abordado a literatura contemporânea indígena que vem ganhando cada vez mais visibilidade, como um instrumento na qual os povos indígenas contam, eles mesmos, sua história. Aprendemos na escola que os povos indígenas foram importantes para a formação da população brasileira devido a miscigenação com o branco europeu e o negro africano, além de ganharmos no nosso vocabulário algumas poucas palavras oriundas do Tupi e alguns alimentos que consumimos atualmente. E só. Geralmente, os livros didáticos, majoritariamente escritos por pessoas brancas, não dedicam muitas páginas aos primeiros habitantes do país. Será que é só isso que devemos aprender? Um estudo bem superficial dos povos indígenas? A resposta é não. Esta monografia irá mostrar influências indígenas mais além do que a composição da população brasileira. A metodologia aplicada será baseada na pesquisa bibliográfica através de fontes escritas tais como livros e artigos. Também será empregado o uso de fontes iconográficas, como fotografias e um mapa com o objetivo de ajudar na visualização do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

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