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dc.creatorCosta, Maria Eduarda Ferreira Martins da-
dc.date.accessioned2024-12-04T19:27:14Z-
dc.date.available2024-12-04T19:27:14Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Eduarda Ferreira Martins . A pseudotradução em O Vilarejo de Raphael Montes. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tradução) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44142-
dc.description.abstractThis paper analyzes the use of pseudotranslation in Raphael Montes' O Vilarejo, highlighting how this literary device enhances layers of mystery and prompts questioning of authorship and authenticity in the narrative. Pseudotranslation, a technique that presents an original work as if it were a translation of a foreign text, is utilized by Montes as he positions himself as the “translator” of stories by a supposed author named Elfrida Pimminstoffer. Inspired by If on a Winter's Night a Traveler by Italo Calvino, Montes incorporates fictional elements, such as the Cimmerian language and the character Uzzi-Tuzzi, to create an enigmatic atmosphere and reinforce the work’s sense of authenticity. An analysis of the short story “Leviathan: the Sisters Vália, Velma, and Vonda” reveals the character Vonda as the true author of the fictional manuscripts, bringing to light themes of rivalry and morality. In conclusion, this study asserts that the pseudotranslation in O Vilarejo not only challenges traditional notions of authorship and translation but also enriches the reader's experience, encouraging reflection on the boundaries between the real and the fictional.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectPseudotraduçãopt_BR
dc.subjectPseudotranslationpt_BR
dc.subjectRaphael Montespt_BR
dc.subjectRaphael Montespt_BR
dc.subjectautoriapt_BR
dc.subjectauthorshippt_BR
dc.subjecttraduçãopt_BR
dc.subjecttranslationpt_BR
dc.subjectnarrativapt_BR
dc.subjectnarrativept_BR
dc.titlePseudotradução em O Vilarejo de Raphael Montespt_BR
dc.title.alternativePseudotranslation in O Vilarejo by Raphael Montespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Arbex, Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5825000777005303pt_BR
dc.contributor.referee1Cynthia, Beatrice Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4559061442633545pt_BR
dc.contributor.referee2Paschoal, Stéfano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1273787600427338pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o uso da pseudotradução na obra O Vilarejo, de Raphael Montes, destacando como esse recurso literário amplia as camadas de mistério e questionamento sobre autoria e veracidade na narrativa. A pseudotradução, técnica que apresenta uma obra original como se fosse uma tradução de um texto estrangeiro, é explorada por Montes ao se posicionar como “tradutor” dos contos de uma suposta autora chamada Elfrida Pimminstoffer. Inspirado em Se um Viajante numa Noite de Inverno, de Ítalo Calvino, Montes utiliza elementos fictícios, como o idioma cimério e o personagem Uzzi-Tuzzi, para criar uma atmosfera enigmática e reforçar o efeito de autenticidade da obra. A análise do conto “Leviathan: as irmãs Vália, Velma e Vonda” evidencia a personagem Vonda como a autora dos manuscritos fictícios, revelando temas de rivalidade e moralidade. Ao final, este estudo conclui que a pseudotradução em O Vilarejo não apenas desafia as noções de autoria e tradução, mas também enriquece a experiência do leitor, estimulando uma reflexão sobre os limites entre o real e o fictício.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTraduçãopt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.orcid.putcode173153038-
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