Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44116
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-6741-661X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Defacement. A arte-denúncia de Jean Michel-Basquiat: as vivências de um artista negro nos anos 1980.
Autor: Basilio, Lucas Sousa
Primer orientador: Almeida, Ivete Batista da Silva
Primer miembro de la banca: Silva, Richard Augusto da
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Magnun Vieira
Resumen: Este trabalho tem por objetivo analisar e debater sobre violência, racismo e a opressão sofrida pela população afro-americana dos anos de 1980, a partir dos discursos presentes nas telas intituladas “Irony of the negro policeman” (1981), “Obnoxious Liberals” (1982) “Back of the neck” (1983) e “Defacement” (1983) de Jean-Michel Basquiat, um dos artistas mais importantes da segunda metade do século XX. Explorando a conexão entre suas obras e o contexto sociopolítico dos anos 1980 nos Estados Unidos, especialmente a brutalidade policial e os estereótipos raciais. Ademais, a pesquisa busca compreender como Basquiat subverte essas imagens de controle, recontextualizando-as e oferecendo uma visão crítica por meio de uma análise iconológica detalhada. O presente trabalho também busca destacar o papel de Basquiat na amplificação da visibilidade das pessoas negras por meio de suas obras. Espera-se que a análise evidencie como Basquiat utilizou sua arte como um instrumento de memória, dando destaque e reconhecimento a figuras históricas, ícones culturais e indivíduos comuns da comunidade negra. Portanto, o resultado almejado seria uma compreensão mais profunda não apenas das críticas sociais nas obras de Basquiat, mas também de seu papel na promoção da visibilidade e na valorização da comunidade negra, e como este tornou-se um agente importante na construção de memória e identidade para além do espaço da arte.
Abstract: This work aims to analyze and debate violence, racism and the oppression suffered by the African-American population in the 1980s, based on the themes found in the paintings entitled “Irony of the negro policeman” (1981), “ Obnoxious Liberals” (1982) “Back of the neck” (1983) and “Defacement” (1983) by Jean-Michel Basquiat, one of the most important artists of the second half of the 20th century. It explores the connection between his works and the sociopolitical context of the 1980s in the United States, especially police brutality and racial stereotypes. Furthermore, the research seeks to understand how Basquiat subverts these images of control, recontextualizing them and offering a critical vision through a detailed iconological analysis. This study also aims to highlight Basquiat's role in amplifying the visibility of black people through his works. The analysis is expected to show how Basquiat used his art as an instrument of memory, giving prominence and recognition to historical figures, cultural icons and ordinary individuals from the black community. Therefore, the intended outcome is a deeper understanding not only of the social criticism in Basquiat's works, but also of his role in promoting the visibility and appreciation of the black community, and how he became an important agent in the construction of memory and identity beyond the art space.
Palabras clave: Jean-Michel Basquiat. Arte Urbana. Grafitti. Memória
Urban art. Grafitti, memory.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BASILIO, Lucas Sousa. Defacement. A arte-denúncia de Jean Michel-Basquiat: as vivências de um artista negro nos anos 1980. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44116
Fecha de defensa: 22-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DefacementBasquiat.pdf2.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.