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dc.creatorBasilio, Lucas Sousa-
dc.date.accessioned2024-12-04T11:32:00Z-
dc.date.available2024-12-04T11:32:00Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationBASILIO, Lucas Sousa. Defacement. A arte-denúncia de Jean Michel-Basquiat: as vivências de um artista negro nos anos 1980. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44116-
dc.description.abstractThis work aims to analyze and debate violence, racism and the oppression suffered by the African-American population in the 1980s, based on the themes found in the paintings entitled “Irony of the negro policeman” (1981), “ Obnoxious Liberals” (1982) “Back of the neck” (1983) and “Defacement” (1983) by Jean-Michel Basquiat, one of the most important artists of the second half of the 20th century. It explores the connection between his works and the sociopolitical context of the 1980s in the United States, especially police brutality and racial stereotypes. Furthermore, the research seeks to understand how Basquiat subverts these images of control, recontextualizing them and offering a critical vision through a detailed iconological analysis. This study also aims to highlight Basquiat's role in amplifying the visibility of black people through his works. The analysis is expected to show how Basquiat used his art as an instrument of memory, giving prominence and recognition to historical figures, cultural icons and ordinary individuals from the black community. Therefore, the intended outcome is a deeper understanding not only of the social criticism in Basquiat's works, but also of his role in promoting the visibility and appreciation of the black community, and how he became an important agent in the construction of memory and identity beyond the art space.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJean-Michel Basquiat. Arte Urbana. Grafitti. Memóriapt_BR
dc.subjectUrban art. Grafitti, memory.pt_BR
dc.titleDefacement. A arte-denúncia de Jean Michel-Basquiat: as vivências de um artista negro nos anos 1980.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Ivete Batista da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3852618590034600pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Richard Augusto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020320116851630pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Magnun Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272299382487545pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar e debater sobre violência, racismo e a opressão sofrida pela população afro-americana dos anos de 1980, a partir dos discursos presentes nas telas intituladas “Irony of the negro policeman” (1981), “Obnoxious Liberals” (1982) “Back of the neck” (1983) e “Defacement” (1983) de Jean-Michel Basquiat, um dos artistas mais importantes da segunda metade do século XX. Explorando a conexão entre suas obras e o contexto sociopolítico dos anos 1980 nos Estados Unidos, especialmente a brutalidade policial e os estereótipos raciais. Ademais, a pesquisa busca compreender como Basquiat subverte essas imagens de controle, recontextualizando-as e oferecendo uma visão crítica por meio de uma análise iconológica detalhada. O presente trabalho também busca destacar o papel de Basquiat na amplificação da visibilidade das pessoas negras por meio de suas obras. Espera-se que a análise evidencie como Basquiat utilizou sua arte como um instrumento de memória, dando destaque e reconhecimento a figuras históricas, ícones culturais e indivíduos comuns da comunidade negra. Portanto, o resultado almejado seria uma compreensão mais profunda não apenas das críticas sociais nas obras de Basquiat, mas também de seu papel na promoção da visibilidade e na valorização da comunidade negra, e como este tornou-se um agente importante na construção de memória e identidade para além do espaço da arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.orcid.putcode173152591-
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