Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais
Autor(es): Santos, Davi Barros Dos
Primeiro orientador: Prado, Vagner Matias do
Primeiro membro da banca: Bertoni, Sonia
Segundo membro da banca: Celio, Peres Rosa
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática problematizações sobre crianças na prática do Karatê. O problema delimitado se preocupa com a representação de pais e crianças sobre a prática do Karatê Shotokan. Objetivamos analisar os motivos que lavam pais a matricularem os filhos no Karatê Shotokan, bem como as representações das crianças sobre a prática, em uma academia sediada em um município do interior do estado de Minas Gerais. O estudo de caso de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir de entrevistas estruturadas. Participaram do estudo 9 pais/mães/responsáveis e 9 crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 12 anos. Como resultados tivemos que, para os pais/mães/responsáveis, a prática do Karatê melhoraria o comportamento (disciplina); desenvolvimento habilidades e valores humanos. Cabe destacar também o uso do Karatê como prática “terapêutica”, no que se refere ao auxílio em diagnósticos clínicos. Aspectos relacionados ao bem-estar integral da criança como, por exemplo, ajudando a controlar corpo e mente e por ser uma arte marcial que contribui muito nos aspectos motores, físicos, mentais, também apareceram nas falas. Justificam ainda que a modalidade justificativa dos pais/mães/responsáveis do Karatê como Fator de Integração social, devido a auxílio que a prática pode proporcionar na concentração e convivência em sociedade, ajudando em problemas de relacionamento e ganho de confiança. O Karatê como Fator de contribuição ao desempenho e desenvolvimento de coordenação motora, psicofísico, desenvolvimento do foco de atenção e capaz de amenizar os episódios de ansiedade, também apareceram nas narrativas. Já, as crianças nos relataram de que a prática do Karatê, os auxiliam na melhora de sua saúde e qualidade de vida, lhe despertam motivação para serem melhores dia após dia, e gostam da prática de movimentos do Karatê como kata e kumite que são os fundamentos principais do Karatê. Espera-se que o estudo possa contribuir para a abordagem de assuntos referentes à história e filosofia das Artes Marciais e diferentes usos que podemos fazer delas: esporte, qualidade de vida, lazer, defesa pessoal e como conteúdo de aulas de educação física na escola. Palavras-Chave: Educação Física; Arte Marcial; Karatê; Criança.
Palavras-chave: Educação Física
Karatê
Arte Marcial
Criança
Physical Education
Martial Arts
Karate
Children
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Davi Barros Dos. Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081
Data de defesa: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CriançasPráticaKaratê.pdfTCC913.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons