Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais
Autor: Santos, Davi Barros Dos
Primer orientador: Prado, Vagner Matias do
Primer miembro de la banca: Bertoni, Sonia
Segundo miembro de la banca: Celio, Peres Rosa
Resumen: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática problematizações sobre crianças na prática do Karatê. O problema delimitado se preocupa com a representação de pais e crianças sobre a prática do Karatê Shotokan. Objetivamos analisar os motivos que lavam pais a matricularem os filhos no Karatê Shotokan, bem como as representações das crianças sobre a prática, em uma academia sediada em um município do interior do estado de Minas Gerais. O estudo de caso de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir de entrevistas estruturadas. Participaram do estudo 9 pais/mães/responsáveis e 9 crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 12 anos. Como resultados tivemos que, para os pais/mães/responsáveis, a prática do Karatê melhoraria o comportamento (disciplina); desenvolvimento habilidades e valores humanos. Cabe destacar também o uso do Karatê como prática “terapêutica”, no que se refere ao auxílio em diagnósticos clínicos. Aspectos relacionados ao bem-estar integral da criança como, por exemplo, ajudando a controlar corpo e mente e por ser uma arte marcial que contribui muito nos aspectos motores, físicos, mentais, também apareceram nas falas. Justificam ainda que a modalidade justificativa dos pais/mães/responsáveis do Karatê como Fator de Integração social, devido a auxílio que a prática pode proporcionar na concentração e convivência em sociedade, ajudando em problemas de relacionamento e ganho de confiança. O Karatê como Fator de contribuição ao desempenho e desenvolvimento de coordenação motora, psicofísico, desenvolvimento do foco de atenção e capaz de amenizar os episódios de ansiedade, também apareceram nas narrativas. Já, as crianças nos relataram de que a prática do Karatê, os auxiliam na melhora de sua saúde e qualidade de vida, lhe despertam motivação para serem melhores dia após dia, e gostam da prática de movimentos do Karatê como kata e kumite que são os fundamentos principais do Karatê. Espera-se que o estudo possa contribuir para a abordagem de assuntos referentes à história e filosofia das Artes Marciais e diferentes usos que podemos fazer delas: esporte, qualidade de vida, lazer, defesa pessoal e como conteúdo de aulas de educação física na escola. Palavras-Chave: Educação Física; Arte Marcial; Karatê; Criança.
Palabras clave: Educação Física
Karatê
Arte Marcial
Criança
Physical Education
Martial Arts
Karate
Children
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Davi Barros Dos. Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081
Fecha de defensa: 19-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CriançasPráticaKaratê.pdfTCC913.25 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons