Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais |
Autor: | Santos, Davi Barros Dos |
Primer orientador: | Prado, Vagner Matias do |
Primer miembro de la banca: | Bertoni, Sonia |
Segundo miembro de la banca: | Celio, Peres Rosa |
Resumen: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática problematizações sobre crianças na prática do Karatê. O problema delimitado se preocupa com a representação de pais e crianças sobre a prática do Karatê Shotokan. Objetivamos analisar os motivos que lavam pais a matricularem os filhos no Karatê Shotokan, bem como as representações das crianças sobre a prática, em uma academia sediada em um município do interior do estado de Minas Gerais. O estudo de caso de abordagem qualitativa foi desenvolvido a partir de entrevistas estruturadas. Participaram do estudo 9 pais/mães/responsáveis e 9 crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 12 anos. Como resultados tivemos que, para os pais/mães/responsáveis, a prática do Karatê melhoraria o comportamento (disciplina); desenvolvimento habilidades e valores humanos. Cabe destacar também o uso do Karatê como prática “terapêutica”, no que se refere ao auxílio em diagnósticos clínicos. Aspectos relacionados ao bem-estar integral da criança como, por exemplo, ajudando a controlar corpo e mente e por ser uma arte marcial que contribui muito nos aspectos motores, físicos, mentais, também apareceram nas falas. Justificam ainda que a modalidade justificativa dos pais/mães/responsáveis do Karatê como Fator de Integração social, devido a auxílio que a prática pode proporcionar na concentração e convivência em sociedade, ajudando em problemas de relacionamento e ganho de confiança. O Karatê como Fator de contribuição ao desempenho e desenvolvimento de coordenação motora, psicofísico, desenvolvimento do foco de atenção e capaz de amenizar os episódios de ansiedade, também apareceram nas narrativas. Já, as crianças nos relataram de que a prática do Karatê, os auxiliam na melhora de sua saúde e qualidade de vida, lhe despertam motivação para serem melhores dia após dia, e gostam da prática de movimentos do Karatê como kata e kumite que são os fundamentos principais do Karatê. Espera-se que o estudo possa contribuir para a abordagem de assuntos referentes à história e filosofia das Artes Marciais e diferentes usos que podemos fazer delas: esporte, qualidade de vida, lazer, defesa pessoal e como conteúdo de aulas de educação física na escola. Palavras-Chave: Educação Física; Arte Marcial; Karatê; Criança. |
Palabras clave: | Educação Física Karatê Arte Marcial Criança Physical Education Martial Arts Karate Children |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | SANTOS, Davi Barros Dos. Crianças na prática do karatê: um estudo em uma academia de um munícipio do interior do estado de minas gerais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44081 |
Fecha de defensa: | 19-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CriançasPráticaKaratê.pdf | TCC | 913.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons