Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44080
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2575-3146
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Atuação da psicologia escolar no atendimento à crianças com transtorno do espectro autista
Alternate title (s): The action of school psychology in care for children with autistic spectrum disorder
Author: Ribeiro, Viki Campos
First Advisor: Buiatti, Viviane Prado
First member of the Committee: Rezende, Paula Cristina Medeiros
Second member of the Committee: Cardoso, Mônica Rodrigues
Summary: O presente trabalho investiga a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, com base na psicologia escolar e na teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski. Inicialmente são discutidos os princípios da educação inclusiva e as políticas públicas voltadas às minorias, destacando a relevância da acessibilidade e da equidade. O TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento, recentemente incluído nas políticas públicas brasileiras, busca garantir direitos e oportunidades iguais. A abordagem histórico-cultural, fundamentada nos conceitos de Vigotski, é apresentada como essencial para compreender e auxiliar na inclusão e escolarização dessas pessoas. Essa perspectiva enfatiza a interação social, a mediação simbólica e o ambiente cultural para o desenvolvimento do indivíduo, desafiando visões reducionistas da deficiência. O estudo é uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória que analisa 11 artigos científicos sobre a atuação da psicologia escolar na inclusão de pessoas com TEA. Conclui-se que há uma carência de publicações sobre essa temática, apesar de sua importância para a promoção da inclusão. Os conceitos da teoria histórico-cultural alicerçam esse estudo por compreender sua importância para a promoção da inclusão nas escolas. Destaca-se a necessidade de uma abordagem crítica da psicologia escolar que reconheça as desigualdades sociais e promova práticas inclusivas. A atuação do(a) psicólogo(a) é crucial para enfrentar os desafios do contexto escolar, realizando a devida interlocução entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a pedagogia e a psicologia. É necessário construir projetos e ações que busquem favorecer condições de acessibilidade irrestrita nas escolas, assim como o combate ao capacitismo, um preconceito muitas vezes considerado sutil, direcionado a pessoas com deficiência. Destaca-se a importância de mais estudos e pesquisas na área para efetivar os direitos de escolarização e participação das pessoas com TEA e aprimorar as práticas dos(as) psicólogos(as) escolares. Conclui-se que a teoria histórico-cultural oferece uma perspectiva valiosa para entender as singularidades dessa população e promover sua inclusão nas escolas.
Abstract: This study examines the inclusion of people with Autism Spectrum Disorders (ASD) in schools on the basis of school psychology and the historical-cultural theory of Lev Semenovich Vygotsky. First, the principles of inclusive education and minority-focused public policy are discussed, emphasising the importance of accessibility and equity. ASD, a neurodevelopmental disorder recently incorporated into Brazilian policy, aims to guarantee equal rights and opportunities. The historical-cultural approach, based on the concepts of Vygotsky, is presented as essential for understanding and supporting the inclusion and education of these people. This perspective emphasizes social interaction, symbolic mediation and the cultural environment for the development of the individual and challenges reductionist views of disability. The study conducts a qualitative and exploratory bibliographic review and analyzes 11 scientific articles on the role of educational psychology in the integration of people with ASD. The study concludes that despite its importance in promoting inclusion, there is a lack of publications on this topic. The concepts of historical-cultural theory support this study by highlighting their importance in promoting inclusion in schools. The need for a critical approach in school psychology that recognizes social inequalities and promotes inclusive practices is emphasized. The role of the psychologist is crucial to face the challenges of the school context and to have an appropriate dialogue between Specialized Educational Assistance, pedagogy and psychology. It is concluded that historical-cultural theory offers a valuable perspective to understand the singularities of this population and promote their inclusion in schools. It is necessary to develop projects and actions aimed at promoting the conditions for full accessibility of schools and combating the so-called " ableism", a prejudice often perceived as subtle and directed against people with disabilities. It emphasizes the importance of further study and research in this area in order to implement the right to education and participation of people with ASD and to improve the practice of school psychologists. We come to the conclusion that historical-cultural theory offers a valuable perspective in order to understand the characteristics of this population and promote their inclusion in schools.
Keywords: Transtorno do Espectro Autista
Autism Spectrum Disorder
Psicologia histórico-cultural
Historical-cultural psychology
Vigotski
Vygotsky
Psicologia Escolar
School Psychology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO, Viki Campos. Atuação da psicologia escolar no atendimento à crianças com transtorno do espectro autista. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44080
Date of defense: 18-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtuaçãoPsicologiaEscolar.pdfTCC1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons