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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44050| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-9465-6536 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Análise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebol |
| Autor: | Oliveira, João Victor de |
| Primer orientador: | Miani, Rodrigo Sanches |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Renato Aparecido Pimentel da |
| Segundo miembro de la banca: | Couto, Leandro Nogueira |
| Resumen: | As predições relacionadas ao futebol despertam interesse tanto dos curiosos quanto dos profissionais desse esporte, e com o atual volume de dados disponíveis, o uso de aprendizado de máquina nesse contexto vai se tornando peça fundamental para alcançar muitos objetivos. O objetivo deste trabalho foi construir modelos de previsão para analisar os resultados do mandante em duas situações: vitória ou empate/derrota, e vitória ou derrota. Os algoritmos escolhidos para a construção dos modelos foram: Regressão Logística, Random Forest, k-Nearest Neighbors, Naive Bayes, Máquina de Vetores de Suporte, XGBoost e LGBM. Para aumentar a generalização e evitar o overfitting, os dados foram divididos em treino e teste e fez-se o uso da validação cruzada. O modelo considerado destaque no cenário sem empates foi o da Máquina de Vetores de Suporte, com acurácia de 72.65% e F1 de 82.04%. Já o modelo de destaque do cenário com empates foi o do XGBoost, com uma boa acurácia de 60.27% e um bom F1 de 64.86%. Para os modelos utilizados no cenário sem empates, os resultados encontrados indicam um desempenho acima do esperado e do que é encontrado nos modelos disponíveis publicamente, muito pelo fato dos empates terem sido removidos, o que deixou o problema de classificação mais simples e facilitou a predição dos modelos. Quando foi trocado o cenário para que tivesse empates nos dados, alguns algoritmos tiveram bons resultados como o XGB e o NB, enquanto outros tiveram desempenho abaixo do esperado, como o k-Nearest Neighbors. |
| Palabras clave: | Aprendizado de máquina, Futebol, Pré-processamento, Métricas, Desempenho da predição. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | OLIVEIRA, João Victor de. Análise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebol. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44050 |
| Fecha de defensa: | 27-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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