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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44050
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, João Victor de | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T13:42:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T13:42:40Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Victor de. Análise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebol. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44050 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de máquina, Futebol, Pré-processamento, Métricas, Desempenho da predição. | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miani, Rodrigo Sanches | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2992074747740327 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Renato Aparecido Pimentel da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5178445891550640 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Couto, Leandro Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9500586005920379 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As predições relacionadas ao futebol despertam interesse tanto dos curiosos quanto dos profissionais desse esporte, e com o atual volume de dados disponíveis, o uso de aprendizado de máquina nesse contexto vai se tornando peça fundamental para alcançar muitos objetivos. O objetivo deste trabalho foi construir modelos de previsão para analisar os resultados do mandante em duas situações: vitória ou empate/derrota, e vitória ou derrota. Os algoritmos escolhidos para a construção dos modelos foram: Regressão Logística, Random Forest, k-Nearest Neighbors, Naive Bayes, Máquina de Vetores de Suporte, XGBoost e LGBM. Para aumentar a generalização e evitar o overfitting, os dados foram divididos em treino e teste e fez-se o uso da validação cruzada. O modelo considerado destaque no cenário sem empates foi o da Máquina de Vetores de Suporte, com acurácia de 72.65% e F1 de 82.04%. Já o modelo de destaque do cenário com empates foi o do XGBoost, com uma boa acurácia de 60.27% e um bom F1 de 64.86%. Para os modelos utilizados no cenário sem empates, os resultados encontrados indicam um desempenho acima do esperado e do que é encontrado nos modelos disponíveis publicamente, muito pelo fato dos empates terem sido removidos, o que deixou o problema de classificação mais simples e facilitou a predição dos modelos. Quando foi trocado o cenário para que tivesse empates nos dados, alguns algoritmos tiveram bons resultados como o XGB e o NB, enquanto outros tiveram desempenho abaixo do esperado, como o k-Nearest Neighbors. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) |
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