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dc.creatorOliveira, João Victor de-
dc.date.accessioned2024-11-28T13:42:40Z-
dc.date.available2024-11-28T13:42:40Z-
dc.date.issued2024-11-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Victor de. Análise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebol. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44050-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquina, Futebol, Pré-processamento, Métricas, Desempenho da predição.pt_BR
dc.titleAnálise comparativa de algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao Campeonato Brasileiro de Futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miani, Rodrigo Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2992074747740327pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Renato Aparecido Pimentel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5178445891550640pt_BR
dc.contributor.referee2Couto, Leandro Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9500586005920379pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs predições relacionadas ao futebol despertam interesse tanto dos curiosos quanto dos profissionais desse esporte, e com o atual volume de dados disponíveis, o uso de aprendizado de máquina nesse contexto vai se tornando peça fundamental para alcançar muitos objetivos. O objetivo deste trabalho foi construir modelos de previsão para analisar os resultados do mandante em duas situações: vitória ou empate/derrota, e vitória ou derrota. Os algoritmos escolhidos para a construção dos modelos foram: Regressão Logística, Random Forest, k-Nearest Neighbors, Naive Bayes, Máquina de Vetores de Suporte, XGBoost e LGBM. Para aumentar a generalização e evitar o overfitting, os dados foram divididos em treino e teste e fez-se o uso da validação cruzada. O modelo considerado destaque no cenário sem empates foi o da Máquina de Vetores de Suporte, com acurácia de 72.65% e F1 de 82.04%. Já o modelo de destaque do cenário com empates foi o do XGBoost, com uma boa acurácia de 60.27% e um bom F1 de 64.86%. Para os modelos utilizados no cenário sem empates, os resultados encontrados indicam um desempenho acima do esperado e do que é encontrado nos modelos disponíveis publicamente, muito pelo fato dos empates terem sido removidos, o que deixou o problema de classificação mais simples e facilitou a predição dos modelos. Quando foi trocado o cenário para que tivesse empates nos dados, alguns algoritmos tiveram bons resultados como o XGB e o NB, enquanto outros tiveram desempenho abaixo do esperado, como o k-Nearest Neighbors.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseSistemas de Informaçãopt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

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