Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3318-3439
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Corpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cena
Título(s) alternativo(s): Available body: proprioceptive process in training for the performing arts
Autor(es): Barbosa, Eliane Diniz
Primeiro orientador: Aleixo, Fernando Manoel
Primeiro membro da banca: Meira, Renata Bittencourt
Segundo membro da banca: Silva, Renata Ferreira da
Resumo: O resultado, aqui apresentado, enquanto pesquisa em arte, tece um caminho de entrelaçamento entre vida e arte. O desejo por este estudo nasceu das experiências durante a formação da atriz-pesquisadora. O tema central trata dos bloqueios psicossomáticos que artistas em formação podem apresentar no ato de estar em cena. Conceitualmente, a pesquisa se apoia nos conceitos do psiquiatra José Ângelo Gaiarsa acerca do complexo sistema entre motricidade e comportamentos, para defender o desenvolvimento proprioceptivo como possibilidade de flexibilização da Couraça Muscular do Caráter (Wilhelm Reich). Concomitantemente, traça um paralelo com a pedagogia atoral desenvolvida pelo diretor Jerzy Grotowski, que preconizava a liberação dos bloqueios psicofísicos ou eliminação dos obstáculos, investindo na autopenetração, uma via negativa que visa o ato total em cena. Entre conceitos e práxis, perseguimos o estado de Corpo Disponível para a cena com uma proposta laboral. Nossa investida resultou em princípios complementares para uma abordagem de formação em artes cênicas.
Abstract: The result presented here, as research in art, weaves a path of intertwining between life and art. The desire for this study was born from experiences during the actress-researcher’s training. The central theme deals with the psychosomatic blocks that emerging artists can present when being on stage. Conceptually, the research is based on the concepts of psychiatrist José Angelo Gaiarsa about the complex system between motor skills and behaviors, to defend proprioceptive development as a possibility of making the Muscular Armor of Character (Wilhelm Reich) more flexible. At the same time, it draws a parallel with the actor pedagogy developed by director Jerzy Grotowski, who advocated the release of psychophysical blocks or the elimination of obstacles, investing in self-penetration, a “vianega” that aims at the “total act” on stage. Between concepts and praxis, we pursue the state of Body Available for the scene with a work proposal, our investment resulted in complementary principles for an approach to training in performing arts.
Notas: Esta é uma escrita repleta de impressões do meu corpo, inscrições no meu corpo, anseios, investigações de sensações e de memórias, relatos das experiências e tentativas de disponibilizá-lo. Haverá, aqui, evocações poéticas, não fantasias, entrelaçamento de corpo e psique, de sentimentos, emoções e inspirações.
Palavras-chave: Formação
Training
Corpo
Body
Couraça Muscular
Muscle Armor
Psicofisicalidade
Psychophysicality
Propriocepção
Proprioception
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Assunto: Teatro
Artes cênicas
Linguagem corporal na arte
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Referência: BARBOSA, Eliane Diniz. Corpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cena. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047
Data de defesa: 5-Set-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorpoDisponívelprocesso.pdfDissertação de Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas1.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons