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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barbosa, Eliane Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-28T13:28:06Z | - |
dc.date.available | 2024-11-28T13:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Eliane Diniz. Corpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cena. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047 | - |
dc.description | Esta é uma escrita repleta de impressões do meu corpo, inscrições no meu corpo, anseios, investigações de sensações e de memórias, relatos das experiências e tentativas de disponibilizá-lo. Haverá, aqui, evocações poéticas, não fantasias, entrelaçamento de corpo e psique, de sentimentos, emoções e inspirações. | pt_BR |
dc.description.abstract | The result presented here, as research in art, weaves a path of intertwining between life and art. The desire for this study was born from experiences during the actress-researcher’s training. The central theme deals with the psychosomatic blocks that emerging artists can present when being on stage. Conceptually, the research is based on the concepts of psychiatrist José Angelo Gaiarsa about the complex system between motor skills and behaviors, to defend proprioceptive development as a possibility of making the Muscular Armor of Character (Wilhelm Reich) more flexible. At the same time, it draws a parallel with the actor pedagogy developed by director Jerzy Grotowski, who advocated the release of psychophysical blocks or the elimination of obstacles, investing in self-penetration, a “vianega” that aims at the “total act” on stage. Between concepts and praxis, we pursue the state of Body Available for the scene with a work proposal, our investment resulted in complementary principles for an approach to training in performing arts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Training | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Body | pt_BR |
dc.subject | Couraça Muscular | pt_BR |
dc.subject | Muscle Armor | pt_BR |
dc.subject | Psicofisicalidade | pt_BR |
dc.subject | Psychophysicality | pt_BR |
dc.subject | Propriocepção | pt_BR |
dc.subject | Proprioception | pt_BR |
dc.title | Corpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cena | pt_BR |
dc.title.alternative | Available body: proprioceptive process in training for the performing arts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fernando Manoel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1741102508969302 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Meira, Renata Bittencourt | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7920012076289535 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Renata Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2266344825235482 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7241538365498643 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O resultado, aqui apresentado, enquanto pesquisa em arte, tece um caminho de entrelaçamento entre vida e arte. O desejo por este estudo nasceu das experiências durante a formação da atriz-pesquisadora. O tema central trata dos bloqueios psicossomáticos que artistas em formação podem apresentar no ato de estar em cena. Conceitualmente, a pesquisa se apoia nos conceitos do psiquiatra José Ângelo Gaiarsa acerca do complexo sistema entre motricidade e comportamentos, para defender o desenvolvimento proprioceptivo como possibilidade de flexibilização da Couraça Muscular do Caráter (Wilhelm Reich). Concomitantemente, traça um paralelo com a pedagogia atoral desenvolvida pelo diretor Jerzy Grotowski, que preconizava a liberação dos bloqueios psicofísicos ou eliminação dos obstáculos, investindo na autopenetração, uma via negativa que visa o ato total em cena. Entre conceitos e práxis, perseguimos o estado de Corpo Disponível para a cena com uma proposta laboral. Nossa investida resultou em princípios complementares para uma abordagem de formação em artes cênicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 186 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 172746489 | - |
dc.crossref.doibatchid | b2554574-91c1-4561-8e8d-801c04305348 | - |
dc.subject.autorizado | Teatro | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Linguagem corporal na arte | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. | pt_BR |
dc.subject.ods | ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
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