Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Eliane Diniz-
dc.date.accessioned2024-11-28T13:28:06Z-
dc.date.available2024-11-28T13:28:06Z-
dc.date.issued2024-09-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, Eliane Diniz. Corpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cena. 2024. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44047-
dc.descriptionEsta é uma escrita repleta de impressões do meu corpo, inscrições no meu corpo, anseios, investigações de sensações e de memórias, relatos das experiências e tentativas de disponibilizá-lo. Haverá, aqui, evocações poéticas, não fantasias, entrelaçamento de corpo e psique, de sentimentos, emoções e inspirações.pt_BR
dc.description.abstractThe result presented here, as research in art, weaves a path of intertwining between life and art. The desire for this study was born from experiences during the actress-researcher’s training. The central theme deals with the psychosomatic blocks that emerging artists can present when being on stage. Conceptually, the research is based on the concepts of psychiatrist José Angelo Gaiarsa about the complex system between motor skills and behaviors, to defend proprioceptive development as a possibility of making the Muscular Armor of Character (Wilhelm Reich) more flexible. At the same time, it draws a parallel with the actor pedagogy developed by director Jerzy Grotowski, who advocated the release of psychophysical blocks or the elimination of obstacles, investing in self-penetration, a “vianega” that aims at the “total act” on stage. Between concepts and praxis, we pursue the state of Body Available for the scene with a work proposal, our investment resulted in complementary principles for an approach to training in performing arts.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectCouraça Muscularpt_BR
dc.subjectMuscle Armorpt_BR
dc.subjectPsicofisicalidadept_BR
dc.subjectPsychophysicalitypt_BR
dc.subjectPropriocepçãopt_BR
dc.subjectProprioceptionpt_BR
dc.titleCorpo disponível: processo proprioceptivo na formação para as artes da cenapt_BR
dc.title.alternativeAvailable body: proprioceptive process in training for the performing artspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1741102508969302pt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Renata Bittencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920012076289535pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Renata Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2266344825235482pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7241538365498643pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO resultado, aqui apresentado, enquanto pesquisa em arte, tece um caminho de entrelaçamento entre vida e arte. O desejo por este estudo nasceu das experiências durante a formação da atriz-pesquisadora. O tema central trata dos bloqueios psicossomáticos que artistas em formação podem apresentar no ato de estar em cena. Conceitualmente, a pesquisa se apoia nos conceitos do psiquiatra José Ângelo Gaiarsa acerca do complexo sistema entre motricidade e comportamentos, para defender o desenvolvimento proprioceptivo como possibilidade de flexibilização da Couraça Muscular do Caráter (Wilhelm Reich). Concomitantemente, traça um paralelo com a pedagogia atoral desenvolvida pelo diretor Jerzy Grotowski, que preconizava a liberação dos bloqueios psicofísicos ou eliminação dos obstáculos, investindo na autopenetração, uma via negativa que visa o ato total em cena. Entre conceitos e práxis, perseguimos o estado de Corpo Disponível para a cena com uma proposta laboral. Nossa investida resultou em princípios complementares para uma abordagem de formação em artes cênicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration186pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.703pt_BR
dc.orcid.putcode172746489-
dc.crossref.doibatchidb2554574-91c1-4561-8e8d-801c04305348-
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoArtes cênicaspt_BR
dc.subject.autorizadoLinguagem corporal na artept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoDisponívelprocesso.pdfDissertação de Mestrado Acadêmico em Artes Cênicas1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons