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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2026-09-17
Título: Equidade de gênero e carreira: barreiras, facilitadores e conscientização de inequidades
Título (s) alternativo (s): Gender equity and career: barriers, support, and awareness of inequities
Autor: Barros, Luana de Souza
Primer orientador: Silva, Ligia Carolina Oliveira
Primer coorientador: Gondim, Sônia Maria Guedes
Primer miembro de la banca: Silva, Ligia Carolina Oliveira
Segundo miembro de la banca: Andrade, Rayana Santedicola
Tercer miembro de la banca: Zarife, Pricila de Sousa
Resumen: Aprender a reconhecer os vieses de gênero e seus impactos pode servir de suporte na carreira de mulheres, uma vez que tal conscientização pode contribuir para identificar barreiras e facilitadores de carreira, além de desenvolver estratégias mais promissoras para lidar com os estereótipos e as discriminações de gênero no ambiente de trabalho. Apesar da importância, a literatura sobre o tema é difusa e não há instrumentos com evidências de validade para o contexto brasileiro que apreendam o quanto as mulheres são conscientes das iniquidades existentes. Esta dissertação, portanto, tem como objetivo mapear a literatura sobre barreiras e facilitadores de gênero na carreira e buscar evidências de validade brasileira de uma escala sobre conscientização das iniquidades de gênero. Para tal, dois estudos foram conduzidos: O estudo 1 consistiu em uma revisão integrativa de literatura com a finalidade de mapear as barreiras e os facilitadores de gênero na carreira, visando subsidiar o processo de adaptação da medida que avalia a conscientização sobre a equidade de gênero no trabalho. Dos 34 estudos analisados, 6 barreiras e 4 facilitadores foram encontrados. Já o estudo 2 visou adaptar e buscar evidências de validade da escala Knowledge of Gender Equity Scale (KGE) para o contexto brasileiro. Após o processo de adaptação, 339 trabalhadores participaram da busca de evidência de validade do instrumento, cujas análises indicaram unidimensionalidade, redução de três itens da medida, excelentes índices de ajuste e consistência interna, podendo a medida ser utilizada no Brasil. Os resultados desses estudos podem ser utilizados nas propostas de intervenção de desenvolvimento profissional para mulheres, auxiliar a remodelar práticas de recursos humanos e prover alternativas para as mulheres reconhecerem as inequidades de gênero e atuarem sobre elas.
Abstract: Learning to recognize gender biases and their impacts can serve as support in women’s careers, as such knowledge allows to develop more promising ways to deal with stereotypes and gender discrimination in the workplace. Despite the importance of the theme, no validated instruments were found for the Brazilian context. This dissertation, therefore, has the general objective of adapting culturally and seeking evidence of validity of the KGE for the Brazilian context. The dissertation was divided into two studies. Study 1 was an integrative literature review in order to map barriers and supports of women’s careers to help in the adaptation process of the measure that evaluates perception of gender equity at work. Of the 34 studies analyzed, six barriers and four supports were found. Study 2 aimed to culturally adapt and seek evidence of validity of the KGE for the Brazilian context. After the adaptation process, 339 workers participated in the validation of the instrument, whose analysis indicated unidimensionality, reduction of three items of measurement, excellent adjustment indices and internal consistency, and the measure could be used in Brazil. The results of these studies can be used in proposals for professional development interventions for women, helping to reshape human resources practices and providing alternatives for women to recognize gender inequalities and act on them.
Palabras clave: inequidade de gênero
gender inequality
mulheres;
carreira
validação de escala
women
career
scale validation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Tema: Psicologia
Mulheres - Emprego
Profissões
Mulheres nas profissões
Mulheres no desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: BARROS, Luana de Souza. Equidade de gênero e carreira: barreiras, facilitadores e conscientização de inequidades. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5170.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5170
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44035
Fecha de defensa: 17-sep-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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