Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44001
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-2696-0261
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Identificação e caracterização por meio de análises in silico de genes chaves de rotas metabólicas de compostos bioativos em alface
Autor(es): Pereira, Marcos Vinícius Silva
Primeiro orientador: Siquieroli, Ana Carolina Silva
Primeiro membro da banca: Sousa, Heitor Franco de
Segundo membro da banca: Oliveira, Natália Silva
Resumo: Os pigmentos foliares atuam como bioativos e quando presentes na alimentação agem como precursores da vitamina A e antioxidantes, tendo papel importante na prevenção de doenças cardíacas e câncer. Considerados os seus benefícios, é recomendado que o conteúdo nutritivo das plantas seja adotado como critério de seleção no melhoramento genético. No entanto, existem diversas barreiras metodológicas que podem dificultar a quantificação de carotenoides e flavonoides por métodos convencionais. Com o desenvolvimento das tecnologias “Omics” e evolução das ferramentas de bioinformática torna-se possível fornecer uma base para pesquisas como identificação de genes e desenvolvimento de marcadores funcionais e quantitativos para compreender as bases moleculares das plantas. Neste trabalho, objetivou-se identificar e caracterizar por meio de análises in silico genes chaves das rotas metabólicas de compostos bioativos como betacaroteno, licopeno, luteína e antocianina em alface. Após o levantamento das rotas metabólicas responsáveis pela produção dos bioativos alvos em alface, levantou-se os pontos chaves identificando os genes, proteínas, RNAm e outros possíveis marcadores que estejam diretamente relacionados. Posteriormente, identificou-se e caracterizou-se os genes putativos envolvidos na produção dos pigmentos e análises de domínios conservados e sítios ativos. Foi possível identificar as rotas metabólicas e os genes-chave envolvidos na produção dos pigmentos e elucidação de seus domínios conservados. As ferramentas de bioinformática aplicadas no trabalho levaram a identificação de marcadores funcionais de expressão para quantificação molecular de betacaroteno, licopeno, luteína e antocianinas em alface.
Palavras-chave: Biofortificação, Bioinformática, Melhoramento genético.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Marcos Vinícius Silva. Identificação e caracterização por meio de análises in silico de genes chaves das rotas metabólicas de compostos bioativos em alface. 2024. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44001
Data de defesa: 18-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identificaçãoecaracterização.pdfTCC392.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.