Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43982
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-5189-0282 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Interação radiação-matéria: uma sequência didática sobre o Sirius. |
Alternate title (s): | Interação radiação matéria: uma sequência didática sobre o Sirius. |
Author: | Oliveira, Laís Estevão Moraes de |
First Advisor: | Coimbra, Debora |
First member of the Committee: | Gonçalves, José |
Second member of the Committee: | Gurgel, Ivã |
Summary: | Diante de muitos avanços tecnológicos e do desenvolvimento de aparelhos que revolucionaram a forma de fazer ciência nos últimos anos, a Física Moderna e Contemporânea (FMC) tem ganhado cada vez mais espaço, entretanto ainda é pouco discutida nos currículos escolares e nas aulas de Física da educação básica. Estudos indicam que a inclusão do estudo da FMC no ensino médio contribui para um ensino de física mais eficaz e contextualizado, facilitando a compreensão e conferindo significado aos fenômenos observados. Apesar de estar previsto no currículo escolar, muitos professores tendem a priorizar a abordagem da Física Clássica, devido à carga horária exígua e à escassez de material didático que facilite a incorporação da FMC na sala de aula. Pensando na precariedade e na falta de recursos disponíveis sobre temas de FMC nesse nível de ensino, neste trabalho, procuramos desenvolver uma Sequência Didática (SD) voltada para o estudo de aceleradores de partículas intitulad. Conceitos relacionados à estrutura da matéria rompem com ideias do cotidiano e não podem ser observados de forma direta. Utilizamos o princípio epistemológico de Bachelard que contrapõe-se a ideia que a evolução da Ciência ocorre de forma contínua, para o autor é necessário retificações dos erros e uma reorganização do saber que rompa com teorias passadas. A SD é concebida considerando a Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard, e é ancorada nos princípios da pesquisa baseada em design. A aplicação da SD ocorreu três vezes em forma de curso para estudantes do ensino médio e a análise dos resultados, utilizando elementos da TAD como unidade de análise, permitiram o redesenho das atividades, culminando no produto, o ebook intitulado “Sirius: a luz da ciência brasileira”. |
Abstract: | Considering various technological advances and devices development that have revolutionized the way of making science in recent years, Modern and Contemporary Physics (MCP) has been gained more and more space. However, it is still rarely covered in school curricula and High School Physics classes. According to studies, including MPC into Physics instruction improves effectiveness and contextualization, facilitates understanding, and lends meaning to observed events. Despite being featured in the school curriculum, many teachers choose the Classical Physics approach due to limitations on time and a lack of teaching materials that enable the introduction of MCP in the classroom. Given the absence of resources and tools on MCP themes focusing this level, we attempted to come up a Didactic Sequence (DS) centered on particle accelerators study. Concepts about matter structure contradict everyday conceptions and cannot be directly observed. We assumed Bachelard's epistemological principle, which rejects the notion that scientific evolution occurs continually, the author points to that it is required to correct errors and reorganize knowledge that contradicts previous beliefs. The DS relies on Yves Chevallard's Anthropological Theory of Didactics (ATD) and design-based research concepts. Providing the DS in the form of a course for high school students, and the analysis of the findings using ATD elements as analisys units allowed us the creation of activities, ending in a product: the e-book entitled “Sirius: the light of Brazilian science”. |
Keywords: | Sequência Didática Física Moderna e Contemporânea Interação Radiação Matéria Teoria Antropológica do Didático. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Subject: | Ciência - Estudo e Ensino Matemática - Estudo e ensino Física (Ensino médio) Aceleradores de partículas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Quote: | OLIVEIRA, Laís Estevão Moraes de. Interação radiação-matéria: uma sequência didática sobre o Sirius. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5092. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5092 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43982 |
Date of defense: | 22-Feb-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InteraçãoRadiaçãoMatéria.pdf | 10.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License