Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43965
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Sara Caixeta-
dc.date.accessioned2024-11-25T17:29:31Z-
dc.date.available2024-11-25T17:29:31Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationSILVA, Sara Caixeta. Percepção dos estudantes de odontologia em relação às técnicas de gerenciamento comportamental em odontopediatria e nível de confiança na aplicação das técnicas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43965-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOdontopediatria, Técnicas de gerenciamento Comportamental, Autoconfiança, Educação odontológica.pt_BR
dc.titlePercepção dos estudantes de odontologia em relação às técnicas de gerenciamento comportamental em odontopediatria e nível de confiança na aplicação das técnicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Alessandra Maia de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5083393156700664pt_BR
dc.contributor.referee1Júnior, Roberto Bernardino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336886418439603pt_BR
dc.contributor.referee2Carlo, Fabiola Galbiatti de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3349089146548949pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O ensino de Odontopediatria tem entre seus objetivos preparar os alunos para enfrentar os desafios do atendimento infantil, incluindo o manejo de comportamentos não cooperativos. Através de um treinamento teórico e prático em técnicas de gerenciamento comportamental (TGC), os alunos são possibilitados de desenvolver habilidades de direcionar o comportamento infantil. A autoconfiança dos alunos no uso das TGC é um fator importante para o sucesso do tratamento e pode ser aprimorada através de novas estratégias de ensino. Metodologia: 59 alunos de Odontologia da UFU responderam a um questionário online sobre sua autoconfiança e aceitação de técnicas de gerenciamento comportamental em Odontopediatria e foram separados em dois grupos, um que receberam apenas o conteúdo teórico e o outro grupo que já atuava nas clínicas de Odontopediatria. Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análise descritiva, diferenciando as respostas dos alunos Pré atividades práticas (PréAP) e Pós atividades práticas (PósAP). Resultados: A TGC Dizer-Mostrar-Fazer e o Reforço positivo com elogio descritivo foram as técnicas com maior autoconfiança nos dois grupos e as TGC mais aceitas foram em ordem de maior aceitabilidade, Reforço positivo com elogio descritivo, Dizer-mostrar-fazer, Distração e controle de voz. A ausência dos pais foi mais aceita no PréAP do que no PósAP enquanto a Estabilização protetora foi a técnica com menor autoconfiança, embora tenha sido considerada totalmente aceitável ou aceitável pela maioria nos dois grupos. Em relação a anestesia geral, os alunos PréAP e PósAP se posicionaram, principalmente de forma neutra em relação a sua aceitação. Conclusão: Concluiu-se que em relação a autoconfiança, os alunos nos dois grupos apresentam maior autoconfiança, considerando suas habilidades adequadas na realização das TGC Dizer-mostrar-fazer e reforço positivo com elogio descritivo e de forma similar, também foram as técnicas com maior grau de aceitação. Assim, os alunos apresentam maior autoconfiança nas TGC baseadas na comunicação, com uma abordagem linguística, as quais também apresentam maior aceitação em comparação com as técnicas avançadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration21pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIApt_BR
dc.orcid.putcode172505231-
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PercepçãoEstudantesOdontologia.pdfTCC623.63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.