Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43965
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-3054-768X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Percepção dos estudantes de odontologia em relação às técnicas de gerenciamento comportamental em odontopediatria e nível de confiança na aplicação das técnicas
Autor(es): Silva, Sara Caixeta
Primeiro orientador: Prado, Alessandra Maia de Castro
Primeiro membro da banca: Júnior, Roberto Bernardino
Segundo membro da banca: Carlo, Fabiola Galbiatti de Carvalho
Resumo: Introdução: O ensino de Odontopediatria tem entre seus objetivos preparar os alunos para enfrentar os desafios do atendimento infantil, incluindo o manejo de comportamentos não cooperativos. Através de um treinamento teórico e prático em técnicas de gerenciamento comportamental (TGC), os alunos são possibilitados de desenvolver habilidades de direcionar o comportamento infantil. A autoconfiança dos alunos no uso das TGC é um fator importante para o sucesso do tratamento e pode ser aprimorada através de novas estratégias de ensino. Metodologia: 59 alunos de Odontologia da UFU responderam a um questionário online sobre sua autoconfiança e aceitação de técnicas de gerenciamento comportamental em Odontopediatria e foram separados em dois grupos, um que receberam apenas o conteúdo teórico e o outro grupo que já atuava nas clínicas de Odontopediatria. Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análise descritiva, diferenciando as respostas dos alunos Pré atividades práticas (PréAP) e Pós atividades práticas (PósAP). Resultados: A TGC Dizer-Mostrar-Fazer e o Reforço positivo com elogio descritivo foram as técnicas com maior autoconfiança nos dois grupos e as TGC mais aceitas foram em ordem de maior aceitabilidade, Reforço positivo com elogio descritivo, Dizer-mostrar-fazer, Distração e controle de voz. A ausência dos pais foi mais aceita no PréAP do que no PósAP enquanto a Estabilização protetora foi a técnica com menor autoconfiança, embora tenha sido considerada totalmente aceitável ou aceitável pela maioria nos dois grupos. Em relação a anestesia geral, os alunos PréAP e PósAP se posicionaram, principalmente de forma neutra em relação a sua aceitação. Conclusão: Concluiu-se que em relação a autoconfiança, os alunos nos dois grupos apresentam maior autoconfiança, considerando suas habilidades adequadas na realização das TGC Dizer-mostrar-fazer e reforço positivo com elogio descritivo e de forma similar, também foram as técnicas com maior grau de aceitação. Assim, os alunos apresentam maior autoconfiança nas TGC baseadas na comunicação, com uma abordagem linguística, as quais também apresentam maior aceitação em comparação com as técnicas avançadas.
Palavras-chave: Odontopediatria, Técnicas de gerenciamento Comportamental, Autoconfiança, Educação odontológica.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOPEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Sara Caixeta. Percepção dos estudantes de odontologia em relação às técnicas de gerenciamento comportamental em odontopediatria e nível de confiança na aplicação das técnicas. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43965
Data de defesa: 1-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçãoEstudantesOdontologia.pdfTCC623.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.