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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Comportamento mecânico e metalúrgico do aço dual phase 1000 galvanizado e não galvanizado em juntas soldadas pelo processo gmaw com transferência por curto-circuito na indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): Mechanical and metallurgical behavior of galvanized and non-galvanized dual phase 1000 steel in joints welded by the gmaw process with short circuit transfer in the automotive industry
Autor(es): Brito, Elizângela de Macêdo
Primeiro orientador: Vilarinho, Louriel Oliveira
Segundo orientador: Brandim, Ayrton de Sá
Primeiro membro da banca: Finzi Neto, Roberto Mendes
Segundo membro da banca: Mazzaferro, José Antonio Esmerio
Terceiro membro da banca: Silva, Rosemar Batista da
Quarto membro da banca: Bracarense, Alexandre Queiroz
Resumo: Com foco do crescimento sustentável, as indústrias automotivas vêm investindo no desenvolvimento de veículos com materiais que possuam redução de massa e maior segurança para os passageiros. Os aços Dual Phase (DP) vêm se destacando entre os aços avançados de alta resistência (AHSS), por apresentar elevada resistência mecânica, boa tenacidade e ductilidade. Da mesma forma, a soldagem GMAW por curto circuito convencional tem se mostrando promissora por ser um dos processos mais produtivos e baratos entre os processos de soldagem existentes. A presente tese propõe a soldagem GMAW por curto circuito convencial de aços DP 1000 galvanizado e não galvanizado com 1,39mm de espessura, com variações de parâmetros de soldagem, precedida de um estudo sistemático das características microestruturais e mecânicas do mesmo, visando a produção de juntas soldadas com boas características mecânicas e metalúrgicas para aplicações na indústria automotiva. A caracterização microestutural foi realizada com auxílio de técnicas de microscopia óptica (M.O), microscopia eletrônica de varredura com espectroscopia de energia dispersiva (MEV/EDS) e difração de eletrons retroespalhados (EBSD). As características mecânicas do metal base foi realizada por ensaio de tração e dureza Vickers. As juntas soldadas mais representativas foram submetidas a ensaios de tração uniaxial, Charpy, mapeamento de microdureza. Suas características microestruturais foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV), bem como tiveram suas geometrias analisadas. Como resultado teve-se que para a soldagem por curto circuito convencional dos aços DP 1000 galvanizado verificou-se a necessidade de um menor aporte térmico, em virtude da camada de zinco que recobre o material. Geometricamente os cordões de solda do aço DP1000 galvanizado e não galvanizado atenderam às especificações apresentadas na norma alemã SEP 1220-5 (2020). Por fim, a soldagem com processo GMAW por curto circuito convencional para os aços DP 1000 galvanizado e não galvanizado se constituiu em uma alternativa bastante viável no que diz respeito às propriedades mecânicas apresentadas, pois apesar de terem sido verificados reduções nos limites de resistência à tração, e elongamento máximo, as reduções ocorreram em faixas aceitáveis
Abstract: With a focus on sustainable growth, automotive industries have been investing in the development of vehicles with materials that reduce mass and provide greater safety for passengers. Dual Phase (DP) steels have stood out among advanced high-strength steels (AHSS), due to their high mechanical resistance, good toughness and ductility. Likewise, GMAW welding by conventional short circuit has shown promise as it is one of the most productive and cheapest processes among existing welding processes. This thesis proposes GMAW welding by conventional short circuit of galvanized and non-galvanized DP 1000 steels with 1.39mm thickness, with variations in welding parameters, preceded by a systematic study of the microstructural and mechanical characteristics of the same, aiming at the production of welded joints with good mechanical and metallurgical characteristics for applications in the automotive industry. The microstructure characterization was carried out using optical microscopy (OM), scanning electron microscopy with energy dispersive spectroscopy (SEM/EDS) and electron backscattered diffraction (EBSD). The mechanical characteristics of the base metal were carried out using Vickers tensile and hardness tests. The most representative welded joints were subjected to uniaxial tensile tests, Charpy, and microhardness mapping. Its microstructural characteristics were analyzed by scanning electron microscopy (SEM), as well as its geometries. As a result, for conventional short circuit welding of coated DP 1000 steels, there was a need for a lower heat input, due to the zinc layer that covers the material. Geometrically, the weld beads of coated and uncoated DP1000 steel met the specifications presented in the German standard SEP 1220-5 (2020). Finally, welding with the GMAW process by conventional short circuit for galvanized and non-galvanized DP 1000 steels constituted a very viable alternative with regard to the mechanical properties presented, as despite reductions in tensile strength limits being observed, and maximum elongation, the reductions occurred within acceptable ranges.
Palavras-chave: GMAW
Sustentabilidade
Curto Circuito Convencional
Dual Phase
Conventional Short Circuit
Sustainability
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO
Assunto: Engenharia Mecânica
Usinagem
Soldagem
Curtos-circuitos
Indústria automobilística
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Referência: BRITO, Elizângela de Macedo. Comportamento mecânico e metalúrgico do aço Dual Phase 1000 galvanizado e não galvanizado em juntas soldadas pelo processo GMAW com transferência por curto-circuito convencional na indústria automotiva. 2023, 204 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.64.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.64
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43935
Data de defesa: 24-Fev-2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Aparece nas coleções:TESE - Engenharia Mecânica

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