Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43929
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-7592-698X |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Eletroquímica na sala de aula: desafios de futuras professoras de química nos processos de ensino e aprendizagem |
Autor: | Tridico, Diogo Alonso Cristóforo |
Primer orientador: | Junior, José Gonçalves Teixeira |
Primer miembro de la banca: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Segundo miembro de la banca: | Novo, Lísias Pereira |
Resumen: | Este trabalho investiga as dificuldades de ensino e aprendizagem de futuras professoras de Química em relação à eletroquímica. Para a pesquisa, foram realizadas entrevistas individuais com cinco futuras professoras, abordando suas experiências de aprendizagem desde o ensino básico até as disciplinas de graduação. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas, organizando as respostas em categorias relacionadas ao envolvimento com o conteúdo de eletroquímica: i) aprendizagens de eletroquímica no ensino médio; ii) aplicação da eletroquímica no cotidiano; iii) aprendizado no ensino superior; iv) dificuldades na elaboração de aulas sobre eletroquímica e, v) importância do ensino de eletroquímica no ensino médio. Utilizou-se como aporte teórico a abordagem do conceito de eletroquímica em um livro didático de Química para o Ensino Médio, a perspectiva histórica desse conceito e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem na revista Química Nova na Escola. A análise evidencia que as futuras professoras enfrentam dificuldades para compreender a eletroquímica tanto na educação básica quanto nas disciplinas do ensino superior. Elas também têm dificuldades em selecionar conceitos e estratégias metodológicas para o planejamento de aulas, além de relacionar os conceitos de eletroquímica com situações do cotidiano dos estudantes. Reconhecendo a necessidade de aprofundar seus estudos, as futuras professoras buscam melhorar sua compreensão sobre o conteúdo. Estes achados ressaltam a importância de repensar a abordagem da eletroquímica na formação inicial de professores de Química. |
Abstract: | This study investigates the teaching and learning difficulties of future chemistry teachers regarding electrochemistry. Individual interviews were conducted with five future teachers, focusing on their learning experiences from basic education to higher education courses. The interviews were recorded, transcribed, and analyzed, organizing the responses into categories related to engagement with electrochemistry content: i) learning about electrochemistry in high school; ii) application of electrochemistry in daily life; iii) learning in higher education; iv) difficulties in planning electrochemistry lessons and, v) importance of teaching electrochemistry in high school. The theoretical framework includes an examination of the concept of electrochemistry in a high school chemistry textbook, its historical perspective, and research on teaching and learning processes published in Química Nova na Escola. The analysis reveals that future teachers struggle to understand electrochemistry in both basic education and higher education courses. They also face challenges in selecting concepts and methodological strategies for lesson planning, as well as relating electrochemistry concepts to students' everyday situations. Recognizing the need to deepen their studies, future teachers aim to enhance their understanding of the content. These findings highlight the importance of rethinking the approach to electrochemistry in the initial training of chemistry teachers. |
Palabras clave: | formação de professores; eletroquímica; dificuldades conceituais; educação básica. teacher training; electrochemistry; conceptual difficulties; basic education. |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | TRIDICO, Diogo Alonso Cristoforo. Eletroquímica na sala de aula: desafios de futuras professoras de química nos processos de ensino e aprendizagem. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43929 |
Fecha de defensa: | 5-nov-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EletroquimicaSalaAula.pdf | TCC = Trabalho de Conclusão de Curso | 1.41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons