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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43790
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-04-12 |
Título: | Wing structural design: an approach with truss-based modular structures and metamodel-based optimization |
Título (s) alternativo (s): | Dimensionamento estrutural de asas: uma abordagem com estruturas treliçadas modulares e otimização baseada em um metamodelo |
Autor: | Bastos, Pedro Davim |
Primer orientador: | Silva, Higor Luis |
Primer miembro de la banca: | Cavallini Junior, Aldemir Aparecido |
Segundo miembro de la banca: | Castro, Saullo Giovani Pereira |
Resumen: | Classicamente, diversos projetos e tecnologias disruptivas visando otimizar e reduzir o peso estrutural durante o dimensionamento estrutural de uma aeronave já foram investigados. Com a substituição de combustíveis fósseis por sistemas propulsivos elétricos e, consequentemente, com a remoção de tanques de combustível da estrutura interna da asa, é possível repensar e desenvolver novas alternativas de como otimizar e reduzir o seu peso. Com isso, baseado na wingbox do Common Research Model, esse estudo visa demonstrar a efetividade de uma estrutura interna treliçada em cumprir esse objetivo no caso de aeronaves comerciais, introduzindo uma nova abordagem de dimensionamento estrutural, na qual as estruturas internas tradicionais, como nervuras e longarinas, são completamente substituídas por uma estrutura treliçada, com suas juntas representadas por elementos de massa. A análise estática da estrutura é executada utilizando o NASTRAN como solver e é integrada com uma otimização por enxame de partículas em MATLAB, que otimiza as variáveis do problema de otimização. Essas variáveis são o raio externo e espessura de cada elemento de treliça da malha estrutural, que tem seus limites máximos e mínimos determinados através de um metamodelo Kriging simplificado do modelo de otimização da aeronave. As condições de contorno são baseadas nas do Common Research Model original e em um modelo aerodinâmico que pode determinar as cargas atuantes na estrutura em diferentes condições. A possibilidade de remover elementos desnecessários para manter o perfil aerodinâmico da asa também é avaliada. Sendo assim, a estrutura interna da asa é otimizada com a função objetivo de minimizar o peso com base em restrições estruturais. Os resultados, verificados por pós-análises de flambagem e de aeroelasticidade, demonstram que as estruturas treliçadas modulares podem ser uma boa estratégia em dimensionamentos de asas, em termos de modularidade e de redução de peso. |
Abstract: | Disruptive projects and technologies have been presented with the aim of improving and reducing structural weight during aircraft design. With the replacement of fossil fuel by electric propulsive systems and, consequently, with the removal of fuel tanks from the wing’s inner structure, it is possible to rethink and develop new ways to optimize and reduce its weight. Therefore, based on the Common Research Model’s wingbox, this work aims to showcase the effectiveness of a truss-based inner structure in fulfilling this objective in commercial aircraft, bringing a new structural design approach, in which the conventional inner structures, such as ribs, spars, and stringers, are replaced solely by a truss-based one, and its joints are represented by mass elements. The linear static analysis of the structure is performed using NASTRAN as its solver, which in turn is integrated into a particle swarm optimization in MATLAB that optimizes the design variables of the optimization problem. Those include the outer radius and thickness of each truss of the structural mesh, which have their maximum and minimum bounds determined using a Kriging metamodel of the simplified wing structure. Boundary conditions are based on the original Common Research Model and an aerodynamic model that is able to determine the acting loads in different conditions. The possibility of removing unnecessary elements is also evaluated, while still ensuring the minimum aerodynamic profile necessary to form the wing. The wingbox structure is then optimized in search of the lowest structural weight considering stress constraints. The results, verified by a buckling and an aerodynamic flutter post-analyses, show that truss-based modular structures can be a good strategy in structural wing designs, in terms of modularity and reduction of weight. |
Palabras clave: | Wing Design Optimization Aircraft Structures Metamodels Dimensionamento de Asas Estruturas Aeronáuticas Otimização |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BASTOS. Pedro Davim. Dimensionamento estrutural de asas: uma abordagem com estruturas treliçadas modulares e otimização baseada em um metamodelo. 2024. 84 f. Trabalho de Conclusão ded Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43790 |
Fecha de defensa: | 12-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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WingStructuralDesign.pdf Hasta 2026-04-12 | TCC | 15.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
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