Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43756
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0177-1014
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
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Título: Escrita como saúde: cartografando e cinecartografando a morte como potência de vida e de educações outras
Título(s) alternativo(s): Writing as health: cartographing and cinecartographing death as a power of life and other educations
Autor(es): Medeiros, Daniella Alves de
Primeiro orientador: Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli
Primeiro membro da banca: Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli
Segundo membro da banca: Garlet, Francieli Regina
Terceiro membro da banca: Santos, Sandro Prado
Resumo: Esta dissertação teve como proposta o despertar de afetos outros sobre a morte e sobre a relação que estabelecemos com ela, partindo do curta-metragem japonês “A casa de pequenos cubos”, dirigido por Kunio Katō. O curta-metragem aparece como instrumento metodológico central desta pesquisa, porém durante seu desenvolvimento, no desenrolar das narrativas sobre a temática, poemas e outros escritos de autoria da pesquisadora atuaram num movimento materializador de afetos em potencial, compondo e perpassando a pesquisa em momentos oportunos. Foi pelo cartografar e cinecartografar que se deu esta pesquisa, numa escrita poética e fabular sobre a morte onde buscou-se pensa-la fora dos parâmetros ocidentais, traçando caminhos que a abraçaram como potência de vida. Autores como Rolnik (2016) e Lourenço (2022) ajudaram a pensar os conceitos de cartografia e cinecartografia, bem como a compreender o desenvolvimento do eu-cartógrafa. Deleuze e Guatarri (1995), Souriau (2020), Despret (2023), Lapoujade (2015), dentre outros, embasaram a construção de pensamentos sobre a morte em perspectivas outras. Compreendeu-se com esta pesquisa a importância de pensar a morte como algo que perpassa a vida e que compõe com ela, devendo ser pensada, discutida, num movimento de aprender a morrer, movimento este que abre espaço para que possamos expressar os afetos que a morte nos causa e que pedem passagem. Dessa forma, entende-se que a morte demanda um movimento mais abrangente e sistemático de exploração da temática partindo dos espaços educativos onde é possível promover discussões, reflexões e aprendizagens mais profundas, buscando uma educação com a morte. Nesse sentido, a fabulação na educação se mostrou um campo fértil, porta aberta para múltiplos caminhos, pontes de conexão e/ou reconexão entre o saber e o ser, entre o viver e o morrer.
Abstract: This dissertation aimed to awaken different feelings about death and the relationship we establish with it, based on the Japanese short film "The House of Small Cubes," directed by Kunio Katō. The short film serves as the central methodological instrument of this research; however, throughout its development, narratives on the theme were complemented by poems and other writings by the researcher, materializing potential affections at opportune moments. This research unfolded through cartography and cinecartography, employing poetic and fable-like writing about death, seeking to think of it outside Western parameters and tracing paths that embrace it as a life-affirming force. Authors like Rolnik (2016) and Lourenço (2022) contributed to understanding the concepts of cartography and cinecartography, as well as the development of the self-cartographer. Deleuze and Guattari (1995), Souriau (2020), Despret (2023), Lapoujade (2015), among others, supported the construction of thoughts about death from alternative perspectives. This research highlighted the importance of considering death as something that permeates life and coexists with it, emphasizing the need for discussion and contemplation in a movement of learning to die—an approach that opens space for expressing the affections that death evokes in us and that seek acknowledgment. Thus, it is understood that death requires a broader and more systematic exploration of the theme starting from educational spaces where deeper discussions, reflections, and learning can take place, seeking education with death. In this sense, fabulation in education emerged as a fertile field, an open door to multiple paths, creating bridges of connection and/or reconnection between knowledge and being, between living and dying.
Palavras-chave: Morte
Death
Fabulação
Fabulation
Cartografia
Cartography
Cinecartografia
Cinecartography
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: MEDEIROS, Daniella Alves de. Escrita como saúde: cartografando e cinecartografando a morte como potência de vida e de educações outras. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5179.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5179
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43756
Data de defesa: 26-Jul-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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