Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43756
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMedeiros, Daniella Alves de-
dc.date.accessioned2024-10-30T23:23:33Z-
dc.date.available2024-10-30T23:23:33Z-
dc.date.issued2024-07-26-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Daniella Alves de. Escrita como saúde: cartografando e cinecartografando a morte como potência de vida e de educações outras. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5179.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43756-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to awaken different feelings about death and the relationship we establish with it, based on the Japanese short film "The House of Small Cubes," directed by Kunio Katō. The short film serves as the central methodological instrument of this research; however, throughout its development, narratives on the theme were complemented by poems and other writings by the researcher, materializing potential affections at opportune moments. This research unfolded through cartography and cinecartography, employing poetic and fable-like writing about death, seeking to think of it outside Western parameters and tracing paths that embrace it as a life-affirming force. Authors like Rolnik (2016) and Lourenço (2022) contributed to understanding the concepts of cartography and cinecartography, as well as the development of the self-cartographer. Deleuze and Guattari (1995), Souriau (2020), Despret (2023), Lapoujade (2015), among others, supported the construction of thoughts about death from alternative perspectives. This research highlighted the importance of considering death as something that permeates life and coexists with it, emphasizing the need for discussion and contemplation in a movement of learning to die—an approach that opens space for expressing the affections that death evokes in us and that seek acknowledgment. Thus, it is understood that death requires a broader and more systematic exploration of the theme starting from educational spaces where deeper discussions, reflections, and learning can take place, seeking education with death. In this sense, fabulation in education emerged as a fertile field, an open door to multiple paths, creating bridges of connection and/or reconnection between knowledge and being, between living and dying.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectDeathpt_BR
dc.subjectFabulaçãopt_BR
dc.subjectFabulationpt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.subjectCinecartografiapt_BR
dc.subjectCinecartographypt_BR
dc.titleEscrita como saúde: cartografando e cinecartografando a morte como potência de vida e de educações outraspt_BR
dc.title.alternativeWriting as health: cartographing and cinecartographing death as a power of life and other educationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee1Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8255914355924420pt_BR
dc.contributor.referee2Garlet, Francieli Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2799676382347296pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3455570491923715pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como proposta o despertar de afetos outros sobre a morte e sobre a relação que estabelecemos com ela, partindo do curta-metragem japonês “A casa de pequenos cubos”, dirigido por Kunio Katō. O curta-metragem aparece como instrumento metodológico central desta pesquisa, porém durante seu desenvolvimento, no desenrolar das narrativas sobre a temática, poemas e outros escritos de autoria da pesquisadora atuaram num movimento materializador de afetos em potencial, compondo e perpassando a pesquisa em momentos oportunos. Foi pelo cartografar e cinecartografar que se deu esta pesquisa, numa escrita poética e fabular sobre a morte onde buscou-se pensa-la fora dos parâmetros ocidentais, traçando caminhos que a abraçaram como potência de vida. Autores como Rolnik (2016) e Lourenço (2022) ajudaram a pensar os conceitos de cartografia e cinecartografia, bem como a compreender o desenvolvimento do eu-cartógrafa. Deleuze e Guatarri (1995), Souriau (2020), Despret (2023), Lapoujade (2015), dentre outros, embasaram a construção de pensamentos sobre a morte em perspectivas outras. Compreendeu-se com esta pesquisa a importância de pensar a morte como algo que perpassa a vida e que compõe com ela, devendo ser pensada, discutida, num movimento de aprender a morrer, movimento este que abre espaço para que possamos expressar os afetos que a morte nos causa e que pedem passagem. Dessa forma, entende-se que a morte demanda um movimento mais abrangente e sistemático de exploração da temática partindo dos espaços educativos onde é possível promover discussões, reflexões e aprendizagens mais profundas, buscando uma educação com a morte. Nesse sentido, a fabulação na educação se mostrou um campo fértil, porta aberta para múltiplos caminhos, pontes de conexão e/ou reconexão entre o saber e o ser, entre o viver e o morrer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5179pt_BR
dc.orcid.putcode170682543-
dc.crossref.doibatchidf1950890-3899-4572-88af-b7634ad0b1b2-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscritaSaudeCartografando.pdfDissertação3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.