Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43753
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7585-4110
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino de História da Educação na Escola Normal Nossa Senhora das Dores em Uberaba, Minas Gerais, Brasil (1928-1971)
Título (s) alternativo (s): Teaching the History of Education at Escola Normal Nossa Senhora das Dores in Uberaba, Minas Gerais, Brazil (1928-1971)
Autor: Silva, Marlon César
Primer orientador: Gatti Júnior, Décio
Primer miembro de la banca: Lima, Ana Laura Godinho
Segundo miembro de la banca: Souza, Sauloéber Tarsio de
Tercer miembro de la banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Cuarto miembro de la banca: Silva, Vivian Batista da
Resumen: Esta tese de doutoramento insere-se na área da Educação, subárea de História da Educação na temática da História Disciplinar. O foco da investigação é o ensino da disciplina História da Educação no curso de formação de professoras na Escola Normal Nossa Senhora das Dores, mantida pelas Irmãs Dominicanas em Uberaba-MG, no recorte temporal de 1928 a 1971. Buscamos compreender a trajetória da disciplina, seus percalços, sua efemeridade e as configurações e reconfigurações ocorridas ao longo desse período. O ano de 1928 sinalizou o surgimento da disciplina História da Educação na grade curricular da Escola Normal Nossa Senhora das Dores, encerrando-se em 1971, quando houve profundas reformas na legislação educacional. O objetivo geral foi compreender como se realizou o ensino da disciplina História da Educação na Escola Normal Nossa Senhora das Dores, equiparada às Escolas Normais do Estado de Minas Gerais, tendo como referência a Escola Normal Modelo da Capital. Investigamos as mudanças curriculares ocorridas, as práticas de ensino aplicadas, a metodologia e a legislação em vigor. Para além dos processos, mudanças e efemeridade presentes na configuração e reconfiguração da disciplina, buscamos por materiais de ensino como manuais disciplinares, registros de materiais de ex-alunos e ex- docentes como cadernos e diários de classe e da coleta de depoimentos. Trabalhamos com o propósito de identificar as nuances presentes na dinâmica em que se realizou a prática do ensino da História da Educação. Como aporte teórico contamos principalmente com Lopes (1986), Chervel (1990) Melo (2002), Gatti Jr. (2008) e Guimarães (2012 e 2016). Os resultados da pesquisa foram apresentados em três capítulos, a saber: 1) Sobre a criação da Escola Normal Nossa Senhora das Dores e a implantação da disciplina História da Educação; 2) Acerca das prescrições para o ensino de História da Educação nas escolas normais: os programas de ensino e os manuais; 3) Sobre as memórias docentes e discentes sobre o ensino de História da Educação na escola normal do Colégio Nossa Senhora das Dores. Concluímos com a assertiva de que o ensino de História da Educação esteve presente no programa de formação de professoras na Escola Normal, considerando a grade curricular prevista no percurso da instituição, revelando que, por alguns períodos, a disciplina esteve integrada a outras cadeiras como Filosofia da Educação, História da Civilização ou ainda nas Cadeiras de Pedagogia e Higiene.
Abstract: This doctoral thesis is inserted in the Education area, sub-area of the History of Education subject on the Disciplinary History theme. It is focused on the teaching of the History of Education subject in the Teacher Training Course at Nossa Senhora das Dores School, a religious school managed by Dominican nuns in Uberaba-MG from 1928 to 1971. It is an attempt to understand the dynamics of the development of the subject, the mishaps, the transience and the designs and redesigns of this subject during this period. The year 1928 was the starting point of the introduction of the History of Education subject into the curriculum of Nossa Senhora das Dores School and it ended in 1971 when deep reforms in educational legislation took place. The general objective was to understand how the subject of History of Education was taught at this school, which corresponded to the Teacher Training Schools of the State of Minas Gerais and compared to the Model School of Teacher Training in the capital. The curricular changes made, the teaching practices used, the methodology and the laws and rules were studied. Beyond the processes, changes and efemerity present in the designs and redesigns of the subject, we searched for teaching materials such as content manuals, records of former students and teachers such as notebooks and class diaries as well as interviews. We worked with the purpose of identifying the nuances present in the dynamics in which the practice of the teaching of the History of Education subject took place. As for theoretical support we counted mainly on Lopes (1986), Chervel (1990) Melo (2002), Gatti Jr. (2008) and Guimarães (2012 e 2016). The results of this research were presented in three chapters: 1) The foundation of Nossa Senhora das Dores School and the introduction of the History of Education subject; 2)The prescriptions for the teaching of the History of Education subject in Teacher Training Schools: the teaching programs and manuals; 3) The memories of former teachers and students on the teaching of History Education in Nossa Senhora das Dores School. We came to the conclusion that the teaching of the History of Education subject was present in the teacher training program of this institution and it was revealed that for some periods it was integrated with other subjects such as Philosophy of Education, History of Civilization or even Pedagogy and Hygiene.
Palabras clave: História
History
Educação
Education
Formação de Professores
Teacher Training
Escola Normal
Teacher Training School
História da Educação
History of Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Marlon César. O Ensino de História da Educação na Escola Normal Nossa Senhora das Dores em Uberaba, Minas Gerais, Brasil (1928-1971). 232 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5049.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5049
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43753
Fecha de defensa: 29-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoHistoriaEducacao.pdf14.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.