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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2026-08-05
Título: Explorando relacionamentos afetivos em adolescentes: Revisão de literatura e oficinas expressivas
Título (s) alternativo (s): Exploring Affective Relationships in Adolescents: Literature Review and Expressive Workshops
Explorando relacionamentos afectivos en adolescentes: Revisión de literatura y talleres expresivos
Autor: Beserra, Mariana Isabel Sainz
Primer orientador: Pegoraro, Renata Fabiana
Primer miembro de la banca: Pereira, Eliane Regina
Segundo miembro de la banca: Querino, Rosimár Alves
Resumen: A presente dissertação de mestrado busca compreender como adolescentes vivenciam, conceituam e atribuem significado aos relacionamentos afetivos. A partir da análise da produção científica investiga a violência entre parceiros íntimos na adolescência, com o planejamento e desenvolvimento de oficinas expressivas investiga a percepção dos próprios adolescentes sobre seus relacionamentos. Ainda que a violência seja um problema complexo e multifatorial, este estudo concentrou-se em compreender como ocorre entre o público adolescente em seus relacionamentos com parceiros e implicações dessa problemática servindo como contribuição para futuros estudos sobre estratégias eficazes de prevenção e intervenção. O primeiro artigo é uma revisão da literatura que investigou artigos publicados entre 2013 e 2024 abordando a violência entre parceiros íntimos adolescentes no Brasil, acessados a partir das seguintes bases/portais: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES), a The Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), assim como pela plataforma Google Acadêmico. Os descritores selecionados para o rastreamento das publicações foram: ¨violência¨, ¨parceiros íntimos¨, ¨adolescência¨, ¨mulheres¨, ¨Brasil¨ e ¨prevenção¨. Se buscou compreender a magnitude do problema e identificar os fatores envolvidos na problemática. A análise dos sete artigos selecionados permitiu desvelar a magnitude alarmante da violência entre adolescentes, destacando a prevalência de violência física e psicológica em suas relações íntimas. Essa realidade chocante não apenas afeta a saúde e o bem-estar dos adolescentes, mas também tem consequências duradouras em sua formação pessoal e social. Para entender a problemática a partir da possibilidade de interação com adolescentes, foi proposta uma pesquisa de campo da qual originou o segundo artigo, a partir de oficinas expressivas, desenvolvidas em seis encontros, com adolescentes de 13 a 18 anos de idade de uma escola municipal de Uberlândia. Participaram dos encontros entre 04 e 16 adolescentes e o artigo destaca três categorias de análise: (1) A virtualização dos relacionamentos, (2) Controle sobre as meninas e permissão para os meninos: relação entre os adultos e os adolescentes em início de sua vida afetiva, e (3) Violência nos relacionamentos. As oficinas proporcionaram um ambiente seguro, confidencial e interativo para discutir temas sensíveis. Embora tenham sido enfrentados desafios, como a resistência inicial dos adolescentes e a necessidade de adaptação às suas realidades diversificadas, as oficinas permitiram uma conversa franca e honesta por meio de oficinas e dinâmicas sobre as experiências de violência vivenciadas e relacionamentos íntimos. Além disso, as oficinas permitiram uma compreensão mais profunda das necessidades e desejos dos adolescentes, como ser a crítica a relacionamentos superficiais e pouco duradouros através da tecnologia, percepção e vivencias de desigualdade de gênero no núcleo familiar, tudo isso destaca a necessidade e importância de incluir figuras importantes na vida deles, como pais e professores, nas estratégias de prevenção. Embora o tempo foi limitado, este trabalho oferece um avanço na compreensão e prevenção da violência entre parceiros íntimos na adolescência. Futuras pesquisas podem beneficiar-se de estudos longitudinais para avaliar os impactos contínuos das intervenções e investigar a inclusão de figuras importantes na vida dos adolescentes.
Abstract: The present master's dissertation investigates intimate partner violence among adolescents from an interdisciplinary perspective that combines the analysis of scientific production and the perception of adolescents themselves from a municipal school in Uberlândia through expressive workshops. Although violence is a complex and multifactorial problem, this study focused on understanding how it occurs among adolescents in their relationships and the implications of this issue, serving as a contribution to future studies on effective prevention and intervention strategies. The first article is a literature review that investigated articles published between 2013 and 2024 addressing intimate partner violence among adolescents in Brazil, accessed through the following databases/portals: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), The Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), as well as through the Google Scholar platform. The descriptors selected for tracking publications were: "violence," "intimate partners," "adolescence," "women," "Brazil," and "prevention." The goal was to understand the magnitude of the problem and identify the factors involved. The analysis of the seven selected articles revealed the alarming magnitude of violence among adolescents, highlighting the prevalence of physical and psychological violence in their intimate relationships. This shocking reality not only affects the health and well-being of young people but also has lasting consequences on their personal and social development. To understand the issue from the possibility of interaction with adolescents, a field research was proposed, which resulted in the second article, based on expressive workshops conducted in six meetings with adolescents aged 13 to 18 from a municipal school in Uberlândia. Between 4 and 16 adolescents participated in the meetings, and the article highlights three categories of analysis: (1) The virtualization of relationships, (2) Control over girls and permission for boys: the relationship between adults and adolescents at the beginning of their emotional lives, and (3) Violence in relationships. The workshops provided a safe, confidential, and interactive environment to discuss sensitive topics. Although challenges were faced, such as the initial resistance of adolescents and the need to adapt to their diverse realities, the workshops allowed for frank and honest conversations through workshops and dynamics about experiences of violence and intimate relationships. Furthermore, the workshops provided a deeper understanding of adolescents' needs and desires, such as criticism of superficial and short-lived relationships through technology, perception and experiences of gender inequality in the family nucleus, all highlighting the need and importance of including important figures in their lives, such as parents and teachers, in prevention strategies. Although time was limited, this work offers an advance in the understanding and prevention of intimate partner violence among adolescents. Future research could benefit from longitudinal studies to assess the ongoing impacts of interventions and investigate the inclusion of important figures in adolescents' lives.
Palabras clave: adolescentes
adolescents
violência
violence
prevenção
prevention
parceiros íntimos
intimate partners
oficinas expressivas
expressive workshops
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Tema: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Cita: BESERRA, Mariana Isabel Sainz. Explorando relacionamentos afetivos em adolescentes: Revisão de literatura e oficinas expressivas. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.457.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.457
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43711
Fecha de defensa: 5-ago-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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