Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43699
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crítica da BNCC: implicações da sua implementação na educação infantil na visão de gestores e docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Mococa - São Paulo
Título(s) alternativo(s): Critique of BNCC: implications of its implementation in early childhood education in the view of managers and teachers of public schools in Mococa - São Paulo
Autor(es): Coelho, Natália Colpani Albertino
Primeiro orientador: Palafox, Gabriel Humberto Muñoz
Primeiro membro da banca: Silva, Marcelo Soares Pereira da
Segundo membro da banca: Novais, Gercina Santana
Resumo: A presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida no âmbito da linha Estado, Políticas e Gestão em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a sua política de implementação e as suas implicações na realidade concreta da Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Mococa, localizado na região nordeste do interior do estado de São Paulo. Como resultado, tanto de uma análise feita da CF - 1988, dos RCNEI - 1988, da LDBN - Lei 9394/96, do PNE - Lei Federal n.º 13.005 de 25/06/2014, das DCN para a Educação Infantil - 2009 e da BNCC (versão final) datada em 20/12/2017, quanto a uma revisão bibliográfica, foi possível identificar e descrever as políticas públicas para o atendimento educacional das crianças de 0 a 3 anos, com ênfase no estudo das suas implicações ideológicas na realidade concreta, no período entre 1988 à 2017. Ademais, foi realizada uma análise crítica da BNCC para a Educação Infantil e apresentado um estudo que se refere à sua implementação na Rede Pública Municipal de Ensino de Mococa–SP, fundamentada na análise documental e nos conteúdos resultantes da aplicação de um questionário online enviado e respondido por 20 profissionais da área da Educação Infantil (gestores e professores), a partir de 2017. A pesquisa permitiu constatar que as políticas públicas destinadas a crianças de 0 a 3 anos transitaram, na modernidade, do campo das políticas assistencialistas para o campo das políticas educacionais. Identificou-se, nesse contexto, um conjunto de contradições entre o discurso prescrito na lei e a realidade concreta. Tais contradições podem ser evidenciadas ao constatar que a Educação Infantil passou a conviver com o desafio de se tornar uma política educacional de fato, porém, enfrentando na realidade concreta visões e práticas assistencialistas e filantrópicas reprodutoras da lógica tradicional de uma escola que, além de desconsiderar criança como pessoa na sua singularidade, trata estas como sujeitos que assistem à escola para atender, basicamente, a necessidade do mundo do trabalho dos seus respectivos responsáveis familiares. Na tentativa de superar com esse modelo tradicional de escola, percebeu-se na rede pública de ensino de Mococa-SP que, somente a partir do ano 2000, as escolas de educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos, começaram a transição da Assistência Social para o campo da Educação Formal. No entanto, essa transição aconteceu sem a adoção de políticas públicas dotadas de efetivo apoio econômico e de processos de formação continuada para professores capazes de transformar as escolas tanto do ponto de vista político quanto pedagógico, não garantindo, dessa forma, a necessária valorização e respeito almejados pelos educadores dessa rede de ensino. Nesse contexto, o processo de implementação da BNCC a partir de 2017 ocorreu de forma verticalizada e sem a devida preparação dos profissionais da educação para compreender seus fundamentos e procedimentos metodológicos de implementação na realidade escolar. Por fim, a pesquisa demonstrou ainda que, enquanto a formação continuada em serviço não se tornar um processo permanente, democrático, presencial, dialógico, participativo e crítico, a qual garanta a construção de conhecimento por parte de quem, de fato, pensa e coloca o currículo em prática, não haverá proposta curricular, tal como a BNCC, capaz de ser colocada em prática para atender os verdadeiros anseios emancipatórios das pessoas que vêm lutando, com muito esforço e dedicação pela educação crítica e transformadora nesse país.
Abstract: This master’s research was developed within the State line, Policies and Management in Education of the Graduate Program in Education (PPGED) of the Federal University of Uberlândia (UFU). It is a qualitative, descriptive and critical study of the National Common Core Curriculum (BNCC), as well as its implementation policy and its implications in the concrete reality of Early Childhood Education in the public school system of the city of Mococa, located in the northeast region of the interior of the state of São Paulo. As a result, both of an analysis of the FC - 1988, the RCNEI - 1988, the LDBN - Law 9394/96, the PNE - Federal Law No. 13.005 of 06/25/2014, the DCN for Early Childhood Education - 2009 and the BNCC (final version) dated 12/20/2017, as well as a bibliographic review, it was possible to identify and describe public policies for the educational care of children from 0 to 3 years old, with an emphasis on studying their ideological implications in concrete reality, in the period between 1988 and 2017. In addition, a critical analysis of the BNCC for Early Childhood Education was carried out and a study was presented regarding its implementation in the Municipal Public Education Network of Mococa-SP, based on documentary analysis and the contents resulting from the application of an online questionnaire sent and answered by 20 professionals in the area of Early Childhood Education (managers and teachers), starting in 2017. The research has shown that public policies aimed at children aged 0 to 3 have moved, in modernity, from the field of welfare policies to the field of educational policies. In this context, a set of contradictions was identified between the discourse prescribed in the law and the concrete reality. These contradictions can be seen in the fact that Early Childhood Education is now faced with the challenge of becoming an actual educational policy indeed, however, in concrete reality, we are faced with welfare and philanthropic visions and practices that reproduce the traditional logic of a school which, in addition to disregarding the child as a person in his or her singularity, treats them as subjects who attend school basically to meet the needs of the world of work of their respective responsible family members. In an attempt to overcome this traditional school model, it was realized in the public school system in Mococa-SP that, it was only in 2000, the schools of early childhood education for children aged 0 to 3, began to make the transition from social assistance to formal education. However, this transition took place without the adoption of public policies with effective economic support and continuing training processes for teachers capable of transforming schools from both a political and pedagogical point of view, thus not guaranteeing the necessary appreciation and respect sought by educators in this school network. In this context, the process of implementing the BNCC from 2017 took place in a verticalized way and without the proper preparation of education professionals to understand its foundations and methodological procedures for its implementation in the school reality. Finally, the research also showed that while continuing training in service does not become a permanent process, democratic, face-to-face, dialogical, participatory and critical process, which guarantees the construction of knowledge by those who actually think about and put the curriculum into practice, there will be no curriculum proposal, such as the BNCC, that can be put into practice to meet the true emancipatory aspirations of the people who have been fighting, with a lot of effort and dedication, for critical and transformative education in this country.
Palavras-chave: Gestão da Educação
Education management
Políticas Públicas
Public Policy
BNCC
BNCC
Educação Infantil
Early Childhood Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COELHO, Natália Colpani Albertino. Crítica da BNCC: implicações da sua implementação na educação infantil na visão de gestores e docentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Mococa - São Paulo. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5532.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5532
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43699
Data de defesa: 23-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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