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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43691
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Influências neoliberais nas políticas educacionais no Haiti: análise do Plano Operacional 2010/2015 e do Programa de Educação Universal Gratuita e Obrigatória (Psugo) |
Título(s) alternativo(s): | Neoliberal influences on educational policies in Haiti: analysis of the 2010/2015 Operational Plan and the Free and Compulsory Universal Education Program (Psugo) |
Autor(es): | Wanchel, Pierre |
Primeiro orientador: | Valente, Lucia de Fatima |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Elisa Antonia |
Segundo membro da banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Resumo: | Este trabalho faz parte do eixo de pesquisa Estado, política e gestão da educação do programa de pós-graduação da faculdade de educação da Universidade Federal de Uberlândia. Seu principal objetivo é analisar as influências neoliberais na configuração do Plano Operacional 2010/2015 que conduziu ao programa de educação universal gratuita e obrigatória (PSUGO), no Haiti. E os objetivos específicos são: 1. Apresentar um panorama histórico dos principais momentos do sistema educacional haitiano desde a era colonial até o período pós-ditatorial dos Duvalier. 2. Explorar e compreender as políticas educacionais no Haiti e avaliar o seu impacto no acesso à educação. 3. Analisar as influências neoliberais na configuração do Plano Operacional 2010/2015 que deu origem ao programa de educação universal gratuita e obrigatória. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A argumentação teórica continua acompanhando o trabalho de autores que tratam do direito à educação, das políticas educacionais, do neoliberalismo, das desigualdades educacionais como Jean Luiner St Fort; (2016) François Enoque (2010 ; Menol Jeune (2014), Antoine; Daphnay (2016), Pierre (2021), Arroyo (2010), Souza (2009), Agnant (2010), Antônio ; Jean Baptiste (2019), Ball, Maguire e Braun (2016), Saviani; Demeval (2017), (L.-A. Joint, 2006, 2008), Christian Laval (2019); Dadot Pierre, Christian Laval (2016); Gentili, Pablo (1996); Anderson Perry (1995); Diaz, David Del Pino (2021), Hugo, Goeury (2020); Handards Jefferson (2008); Charles Tardieu, 2005; 2015). As fontes documentais serão úteis para compreendermos melhor as reformas políticas ligadas à Educação no Haiti desde 1986, considerando a constituição, leis, convenções, decretos-lei etc. de 1987, como base legal. Com efeito, o plano operacional 210/2015 que deu origem ao programa de educação universal gratuita e obrigatória foi influenciado pelas ideias da política neoliberal do governo; que coloca ênfase no número de crianças que devem ser enviadas para a escola sem pensar a uma educação de qualidade; o que também confirma um aumento aos números de matrícula na escola durante os anos desse governo em comparação com anos anteriores. O programa do Psugo foi uma fonte de propaganda para o governo de Martelly. O dinheiro que era destinado ao financiamento da educação (FNE) para todos foi utilizado para outros fins. Apesar da presença de certas organizações internacionais, seja para financiar certas escolas, seja para financiar certas reformas da política educacional, a educação haitiana continua a tornar-se uma mercadoria para aqueles que podem comprá-la, afastando-se cada vez mais do setor público das famílias mais pobres. |
Abstract: | This work is not part of the state's fishing, policy, and educational management. Our main object is to analyze the neoliberal influences on the configuration of the Operative Plan 2010/2015 as the origin of the free and available universal education program (PSUGO), in Haiti. These specific objects are: 1. - Present a historical panorama of the main moments of the Haitian educational system from the colonial era or period pós-ditatorial of Duvaliers. 2.- Exploring and understanding Haiti's educational policies and supporting their impact on our access to education. 3- Analyze the neoliberal influences on the configuration of the Operational Plan 2010/2015 as the origin of the free and available universal education program. Our sketch is the type of documentary analysis. A continuing theoretical argument accompanies the work of authors who deal with education, educational policies, neoliberalism, educational Desigual’s such as: Jean Luiner St Fort; (2016) François Enoque (2010 ; Menol Jeune (2014), Antoine; Daphnay (2016), Pierre (2021), Arroyo (2010), Souza (2009), Agnant (2010), Antônio ; Jean Baptiste (2019), Ball, Maguire e Braun (2016), Saviani; Demeval (2017), (L.-A. Joint, 2006, 2008), Christian Laval (2019); Dadot Pierre, Christian Laval (2016); Gentili, Pablo (1996); Anderson Perry (1995); Diaz, David Del Pino (2021), Hugo, Goeury (2020); Handards Jefferson (2008); Tardieu, 2005; 2015). These documents will be used to understand the political reforms linked to education in Haiti since 1986, considering the constitution, laws, conventions, decrees, etc. from 1987, as legal basis. In fact, the operational plan 210/2015 that gave rise to the free and compulsory universal education program was influenced by the ideas of the government's neoliberal policy; which places emphasis on the number of children who must be sent to school without thinking about a quality education; which also confirms an increase in school enrollment numbers during the years of this government compared to previous years. The Psugo program was a source of propaganda for Martelly's government. The money that was intended to finance education (Fne) for everyone was used for other purposes. Despite the presence of certain international organizations, whether to finance certain schools or to finance certain educational policy reforms, Haitian education continues to become a commodity for those who can afford it, increasingly moving away from the public sector of the poorest families. |
Palavras-chave: | Sistema educativa Haitiana Haitian educational system Direito à educação Right to education Política educacional Educational policy Reforma educacional Educational reform Neoliberalismo Neoliberalism |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | PIERRE, Wanchel. Influências neoliberais nas políticas educacionais no Haiti: análise do Plano Operacional 2010/2015 e do Programa de Educação Universal Gratuita e Obrigatória (Psugo). 2024. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Federal de Uberlândia,2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5079. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5079 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43691 |
Data de defesa: | 20-Mar-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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