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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3802-8872
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: As relações entre ciência e sociedade nas mídias sociais: estudo sobre a comunicação da ciência (pós-pandemia) da Fiocruz no X/Twitter e Instagram
Título(s) alternativo(s): The relationship between science and society on social media: A study of Fiocruz's science communication (post-pandemic) on X/Twitter and Instagram
Autor(es): Abreu, Gil Ezequiel Pereira de
Primeiro orientador: Santos, Adriana Cristina Omena dos
Primeiro coorientador: Tonus, Mirna
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Segundo membro da banca: Grossi, Angela Maria
Resumo: A relação entre ciência e sociedade pode ocorrer na interface das mídias sociais por meio da Comunicação Pública da Ciência. Este estudo, inserido na linha de pesquisa Tecnologias e Interfaces da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia, investigou em quais condições ocorre a relação entre ciência e sociedade no âmbito das mídias sociais X/Twitter e Instagram da Fiocruz e Canal Saúde em um contexto de pós-pandemia. A pesquisa levantou conceitualmente as definições de Cultura Científica e Comunicação Pública da Ciência em interface com as temáticas de Interação nas Mídias Sociais e com a Ciência. A investigação envolveu coletar dados públicos de publicações referentes às páginas da Fiocruz e Canal Saúde para analisar níveis e tipos de interação na comunicação realizada. A pesquisa de viés exploratório, descritivo e documental utilizou Análises Léxicas por meio do método de Reinert para elaboração de categorias temáticas. Em sequência, foram realizadas Análises Qualitativas de Conteúdo, primeiro sobre o conjunto dados quantitativos e depois sobre segmentos selecionados do corpus. Os resultados indicam alguma presença de elementos que podem caracterizar “jornalismo científico” e “divulgação científica”, embora não seja este o objeto da pesquisa, portanto não se aprofundou conceitualmente acerca dos termos na revisão e nas análises. Por meio de parâmetros presentes na literatura pesquisada, não foram encontrados indícios que permitem afirmar que existe um cenário de Comunicação Pública da Ciência no contexto das duas mídias sociais analisadas. Quanto à atitude dos públicos, nota-se a polarização e politização de certos conteúdos; por outro lado, são apresentados dados que demonstram o interesse dos cidadãos na participação. Este trabalho é limitado no sentido de que os achados se referem exclusivamente aos dados empíricos encontrados nas mídias sociais, sem incluir questões estruturais de ordem política e institucional no que tange à instituição analisada. Ainda se limita a investigar aspectos dos comentários nas mídias sociais, sem abarcar os demais níveis relacionados às dinâmicas próprias do Instagram e X/Twitter.
Abstract: The relationship between science and society can manifest at the interface of social media. The mediating instance of this relationship is Public Communication of Science. This study, within the research line Technologies and Communication Interfaces of the Graduate Program in Technologies, Communication, and Education at the Universidade Federal de Uberlândia, investigated the conditions under which the relationship between science and society occurs on the Fiocruz and Canal Saúde social media platforms X/Twitter and Instagram in a postpandemic context. The research involved conceptualizing definitions of Scientific Culture and Public Science Communication in conjunction with themes of Interaction on social media and with science. The investigation included collecting and observing public data from the pages’ posts to analyze levels and types of interaction in the communication conducted. The exploratory, descriptive, and documental research used Social Media Data Scrap resources, with Lexical Analyses through the Reinert method for thematic category development. Subsequently, Qualitative Content Analyses were conducted in two phases: first on the quantitative data set and then on selected segments of the corpus. The results indicate elements of “scientific journalism” and “scientific dissemination” although this is not the object of the research, therefore, it did not delve conceptually into the terms in the review and analyses. Based on parameters found in the literature, there is no evidence to affirm the presence of Public Communication of Science by Fiocruz and Canal Saúde on the analyzed social media platforms. Regarding public attitudes, there is a polarization and politicization of certain discourses, nonetheless, the public presents interest in participating in science production and influencing decisions. This work is limited as the findings refer exclusively to empirical data found on social media, excluding structural political and institutional issues related to the analyzed institution. It is also limited to investigating aspects of social media comments, without covering other levels related to the dynamics of Instagram and X/Twitter.
Palavras-chave: comunicação pública da ciência
public communication of science
relação ciência e sociedade
science and society relationship
interação
interaction
mídias sociais
social media
Instagram
X/Twitter
processamento e análise de dados
data processing and analysis
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: ABREU, Gil Ezequiel Pereira de. As relações entre ciência e sociedade nas mídias sociais: estudo sobre a Comunicação da Ciência (Pós-Pandemia) da Fiocruz no X/Twitter e Instagram.2024, 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.590
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.590
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43684
Data de defesa: 14-Ago-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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