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dc.creatorAbreu, Gil Ezequiel Pereira de-
dc.date.accessioned2024-10-19T11:50:27Z-
dc.date.available2024-10-19T11:50:27Z-
dc.date.issued2024-08-14-
dc.identifier.citationABREU, Gil Ezequiel Pereira de. As relações entre ciência e sociedade nas mídias sociais: estudo sobre a Comunicação da Ciência (Pós-Pandemia) da Fiocruz no X/Twitter e Instagram.2024, 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.590pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43684-
dc.description.abstractThe relationship between science and society can manifest at the interface of social media. The mediating instance of this relationship is Public Communication of Science. This study, within the research line Technologies and Communication Interfaces of the Graduate Program in Technologies, Communication, and Education at the Universidade Federal de Uberlândia, investigated the conditions under which the relationship between science and society occurs on the Fiocruz and Canal Saúde social media platforms X/Twitter and Instagram in a postpandemic context. The research involved conceptualizing definitions of Scientific Culture and Public Science Communication in conjunction with themes of Interaction on social media and with science. The investigation included collecting and observing public data from the pages’ posts to analyze levels and types of interaction in the communication conducted. The exploratory, descriptive, and documental research used Social Media Data Scrap resources, with Lexical Analyses through the Reinert method for thematic category development. Subsequently, Qualitative Content Analyses were conducted in two phases: first on the quantitative data set and then on selected segments of the corpus. The results indicate elements of “scientific journalism” and “scientific dissemination” although this is not the object of the research, therefore, it did not delve conceptually into the terms in the review and analyses. Based on parameters found in the literature, there is no evidence to affirm the presence of Public Communication of Science by Fiocruz and Canal Saúde on the analyzed social media platforms. Regarding public attitudes, there is a polarization and politicization of certain discourses, nonetheless, the public presents interest in participating in science production and influencing decisions. This work is limited as the findings refer exclusively to empirical data found on social media, excluding structural political and institutional issues related to the analyzed institution. It is also limited to investigating aspects of social media comments, without covering other levels related to the dynamics of Instagram and X/Twitter.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectcomunicação pública da ciênciapt_BR
dc.subjectpublic communication of sciencept_BR
dc.subjectrelação ciência e sociedadept_BR
dc.subjectscience and society relationshippt_BR
dc.subjectinteraçãopt_BR
dc.subjectinteractionpt_BR
dc.subjectmídias sociaispt_BR
dc.subjectsocial mediapt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectX/Twitterpt_BR
dc.subjectprocessamento e análise de dadospt_BR
dc.subjectdata processing and analysispt_BR
dc.titleAs relações entre ciência e sociedade nas mídias sociais: estudo sobre a comunicação da ciência (pós-pandemia) da Fiocruz no X/Twitter e Instagrampt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between science and society on social media: A study of Fiocruz's science communication (post-pandemic) on X/Twitter and Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tonus, Mirna-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780938514523815pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Raquel Timponi Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9926598636280665pt_BR
dc.contributor.referee2Grossi, Angela Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5763594652024608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0673162656979908pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA relação entre ciência e sociedade pode ocorrer na interface das mídias sociais por meio da Comunicação Pública da Ciência. Este estudo, inserido na linha de pesquisa Tecnologias e Interfaces da Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia, investigou em quais condições ocorre a relação entre ciência e sociedade no âmbito das mídias sociais X/Twitter e Instagram da Fiocruz e Canal Saúde em um contexto de pós-pandemia. A pesquisa levantou conceitualmente as definições de Cultura Científica e Comunicação Pública da Ciência em interface com as temáticas de Interação nas Mídias Sociais e com a Ciência. A investigação envolveu coletar dados públicos de publicações referentes às páginas da Fiocruz e Canal Saúde para analisar níveis e tipos de interação na comunicação realizada. A pesquisa de viés exploratório, descritivo e documental utilizou Análises Léxicas por meio do método de Reinert para elaboração de categorias temáticas. Em sequência, foram realizadas Análises Qualitativas de Conteúdo, primeiro sobre o conjunto dados quantitativos e depois sobre segmentos selecionados do corpus. Os resultados indicam alguma presença de elementos que podem caracterizar “jornalismo científico” e “divulgação científica”, embora não seja este o objeto da pesquisa, portanto não se aprofundou conceitualmente acerca dos termos na revisão e nas análises. Por meio de parâmetros presentes na literatura pesquisada, não foram encontrados indícios que permitem afirmar que existe um cenário de Comunicação Pública da Ciência no contexto das duas mídias sociais analisadas. Quanto à atitude dos públicos, nota-se a polarização e politização de certos conteúdos; por outro lado, são apresentados dados que demonstram o interesse dos cidadãos na participação. Este trabalho é limitado no sentido de que os achados se referem exclusivamente aos dados empíricos encontrados nas mídias sociais, sem incluir questões estruturais de ordem política e institucional no que tange à instituição analisada. Ainda se limita a investigar aspectos dos comentários nas mídias sociais, sem abarcar os demais níveis relacionados às dinâmicas próprias do Instagram e X/Twitter.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration185pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.590pt_BR
dc.orcid.putcode169923783-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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