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dc.creatorDumay, Jackson-
dc.date.accessioned2024-10-17T17:29:16Z-
dc.date.available2024-10-17T17:29:16Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationDUMAY, Jackson. Neoliberalismo e educação no contexto haitiano: Uma análise do sistema educacional do Haiti no período de 2011-2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5156.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43675-
dc.descriptionNéolibéralisme et éducation dans le contexte haïtien : une analyse du système éducatif haïtien pour la période de 2011 à 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis work is close to the Research Line: State, Policy, and Education Management, within the Graduate Program in Education of the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). The aim of this research is to study the influence of neoliberal thought and international organizations on primary education in Haiti. The objective is to historically understand the evolution of the Haitian educational system and the influence of neoliberal policy on primary education in Haiti. The research is qualitative, based on documentary research that seeks to support the study through a theoretical approach to the Haitian educational system and the concept of neoliberalism. The methodological approach utilizes documentary research with the use of primary and secondary sources, Haitian government documents (constitution, legislation, decrees, laws), and scientific data related to education within the information domain. The theoretical framework is supported by authors who reflect on the educational system and the concept of neoliberalism, such as Louis-Auguste Joint (2008, 2006); Pierre Delima (2012); François Pierre Enorque (2009, 2013); Charles Tardieu (2016, 1990); Frédéric Mazières (2012); Harvey David (2014); Christian Laval (2009); Wendy Brown (2018); Dardot Pierre and Christian Laval (2018). The research results show that since the early 1980s, neoliberalism has promoted a policy of privatization of public goods, liberalization of the educational market, supported the privatization of education, and reduced public spending under the pretext that the State cannot fulfill its missions. Furthermore, when analyzing the role of international organizations in Haitian education, these organizations only directed reforms in their own favor and promoted the commercialization of education. We faced an education system that was over 85% privatized, while less than 15% provided by the public sector. Private schools demand exorbitant sums from parents for their children's education, while over 80% of the population lives on just one US dollar a day and cannot afford the high fees demanded by private institutions in Haiti. Finally, this study provides accurate data for the Haitian State to rethink its primary education policy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectEducação haitianapt_BR
dc.subjectHaitipt_BR
dc.titleNeoliberalismo e educação no contexto haitiano: Uma análise do sistema educacional do Haiti no período de 2011-2016pt_BR
dc.title.alternativeNeoliberalism and Education in the Haitian Context: An Analysis of the Haitian Educational System from 2011 to 2016pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792746783494704pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1792746783494704pt_BR
dc.contributor.referee2Lucena, Carlos Albert-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554910126433226pt_BR
dc.contributor.referee3Bretas, Anderson Clayton Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4031727886091561pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Estado, Política e Gestão da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência do pensamento neoliberal e das organizações internacionais na educação primária no Haiti. O objetivo é compreender historicamente a evolução do sistema educacional haitiano e a influência da política neoliberal na educação primária no Haiti. A pesquisa é qualitativa, construída por meio de pesquisa documental que visa fundamentar o estudo através da abordagem teórica do sistema educacional haitiano e do conceito de neoliberalismo. Na abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa documental com recurso a fontes primárias e secundárias, documentos do governo haitiano (constituição, legislações, decretos-lei, leis) e dados científicos relativos à educação no domínio da informação. O referencial teórico é apoiado por autores que refletem sobre o sistema educacional e o conceito de neoliberalismo como: Louis-Auguste Joint (2008, 2006); Pierre Delima (2012); François Pierre Enorque (2009, 2013); Charles Tardieu (2016, 1990) Frédéric Mazières (2012); Harvey David (2014); Christian Laval (2009); Wendy Marrom (2018); Dardot Pierre e Laval Christian (2018). Os resultados da investigação mostram que, desde o início da década de 1980, o neoliberalismo tem promovido uma política de privatização dos bens públicos, de liberalização do mercado educativo, apoiou a privatização da educação e reduziu a despesa pública sob o pretexto de que o Estado não consegue cumprir as suas missões. Além disso, ao analisarem o papel das organizações internacionais na educação no Haiti, apenas dirigiram reformas a seu favor e promoveram a mercantilização da educação. Enfrentámos um sistema educativo que foi privatizado em mais de 85%, em comparação com menos de 15% oferecido pelo sector público. As escolas privadas exigem dos pais somas altíssimas para a educação dos seus filhos, enquanto mais de 80% da população vive com apenas um dólar americano por dia e não tem meios para pagar as taxas exorbitantes exigidas pelos estabelecimentos privados no Haiti. Finalmente, este estudo fornece dados precisos para que o Estado haitiano possa repensar a política de educação primária no Haiti.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration126pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsColoquei um embargo na minha dissertação, pois tenho artigos em processo de revisão para publicação a partir dela.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5156pt_BR
dc.orcid.putcode169818970-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.description.embargo2026-03-20-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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