Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43675
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-9340-7908 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2026-03-20 |
Título: | Neoliberalismo e educação no contexto haitiano: Uma análise do sistema educacional do Haiti no período de 2011-2016 |
Título (s) alternativo (s): | Neoliberalism and Education in the Haitian Context: An Analysis of the Haitian Educational System from 2011 to 2016 |
Autor: | Dumay, Jackson |
Primer orientador: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Primer miembro de la banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Segundo miembro de la banca: | Lucena, Carlos Albert |
Tercer miembro de la banca: | Bretas, Anderson Clayton Ferreira |
Resumen: | O presente trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa: Estado, Política e Gestão da Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência do pensamento neoliberal e das organizações internacionais na educação primária no Haiti. O objetivo é compreender historicamente a evolução do sistema educacional haitiano e a influência da política neoliberal na educação primária no Haiti. A pesquisa é qualitativa, construída por meio de pesquisa documental que visa fundamentar o estudo através da abordagem teórica do sistema educacional haitiano e do conceito de neoliberalismo. Na abordagem metodológica, utilizamos a pesquisa documental com recurso a fontes primárias e secundárias, documentos do governo haitiano (constituição, legislações, decretos-lei, leis) e dados científicos relativos à educação no domínio da informação. O referencial teórico é apoiado por autores que refletem sobre o sistema educacional e o conceito de neoliberalismo como: Louis-Auguste Joint (2008, 2006); Pierre Delima (2012); François Pierre Enorque (2009, 2013); Charles Tardieu (2016, 1990) Frédéric Mazières (2012); Harvey David (2014); Christian Laval (2009); Wendy Marrom (2018); Dardot Pierre e Laval Christian (2018). Os resultados da investigação mostram que, desde o início da década de 1980, o neoliberalismo tem promovido uma política de privatização dos bens públicos, de liberalização do mercado educativo, apoiou a privatização da educação e reduziu a despesa pública sob o pretexto de que o Estado não consegue cumprir as suas missões. Além disso, ao analisarem o papel das organizações internacionais na educação no Haiti, apenas dirigiram reformas a seu favor e promoveram a mercantilização da educação. Enfrentámos um sistema educativo que foi privatizado em mais de 85%, em comparação com menos de 15% oferecido pelo sector público. As escolas privadas exigem dos pais somas altíssimas para a educação dos seus filhos, enquanto mais de 80% da população vive com apenas um dólar americano por dia e não tem meios para pagar as taxas exorbitantes exigidas pelos estabelecimentos privados no Haiti. Finalmente, este estudo fornece dados precisos para que o Estado haitiano possa repensar a política de educação primária no Haiti. |
Abstract: | This work is close to the Research Line: State, Policy, and Education Management, within the Graduate Program in Education of the Faculty of Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). The aim of this research is to study the influence of neoliberal thought and international organizations on primary education in Haiti. The objective is to historically understand the evolution of the Haitian educational system and the influence of neoliberal policy on primary education in Haiti. The research is qualitative, based on documentary research that seeks to support the study through a theoretical approach to the Haitian educational system and the concept of neoliberalism. The methodological approach utilizes documentary research with the use of primary and secondary sources, Haitian government documents (constitution, legislation, decrees, laws), and scientific data related to education within the information domain. The theoretical framework is supported by authors who reflect on the educational system and the concept of neoliberalism, such as Louis-Auguste Joint (2008, 2006); Pierre Delima (2012); François Pierre Enorque (2009, 2013); Charles Tardieu (2016, 1990); Frédéric Mazières (2012); Harvey David (2014); Christian Laval (2009); Wendy Brown (2018); Dardot Pierre and Christian Laval (2018). The research results show that since the early 1980s, neoliberalism has promoted a policy of privatization of public goods, liberalization of the educational market, supported the privatization of education, and reduced public spending under the pretext that the State cannot fulfill its missions. Furthermore, when analyzing the role of international organizations in Haitian education, these organizations only directed reforms in their own favor and promoted the commercialization of education. We faced an education system that was over 85% privatized, while less than 15% provided by the public sector. Private schools demand exorbitant sums from parents for their children's education, while over 80% of the population lives on just one US dollar a day and cannot afford the high fees demanded by private institutions in Haiti. Finally, this study provides accurate data for the Haitian State to rethink its primary education policy. |
Notas: | Néolibéralisme et éducation dans le contexte haïtien : une analyse du système éducatif haïtien pour la période de 2011 à 2016. |
Palabras clave: | Neoliberalismo Privatização Educação haitiana Haiti |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tema: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | DUMAY, Jackson. Neoliberalismo e educação no contexto haitiano: Uma análise do sistema educacional do Haiti no período de 2011-2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5156. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5156 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43675 |
Fecha de defensa: | 20-mar-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. ODS::ODS 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NeoliberalismoEducaçãoContexto.pdf Hasta 2026-03-20 | Dissertação | 2.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.