Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43642
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Hosana Freitas-
dc.date.accessioned2024-10-14T19:30:48Z-
dc.date.available2024-10-14T19:30:48Z-
dc.date.issued2024-02-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Hosana Freitas. Corpo e desenho: percurso de uma prática pedagógica no ensino de arte. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5094pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43642-
dc.description.abstractThrough the issue surrounding the design of the human body, the present work aims to elaborate and develop pedagogical strategies in the teaching of arts that make it possible to minimize prejudices regarding body images that are outside idealized standards. To develop the proposal, specific research objectives were determined, such as: the selection and insertion of works by artists who explore the theme of the human body in its diversity; development of a repertoire of practical experiences with students; presentation and experimentation of plastic activities involving the drawing of the human body, seeking to broaden the students' perspective on the diversity of bodies. The work was developed in classes in the initial years of elementary school II at Escola Municipal Profa. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, located in the municipality of Uberlândia, State of Minas Gerais. As a product of this research, a virtual gallery will be organized with images of the practices developed in this study, with the aim of presenting possible methodologies for teaching art, but also for the study of humanities areas.pt_BR
dc.description.abstractA través de la problemática en torno al diseño del cuerpo humano, el presente trabajo pretende elaborar y desarrollar estrategias pedagógicas en la enseñanza de las artes que posibiliten Minimizar prejuicios sobre imágenes corporales que están fuera de los estándares idealizados. A Para desarrollar la propuesta se determinaron objetivos específicos de investigación, tales como: selección e inserción de obras de artistas que exploran el tema del cuerpo humano en su diversidad; desarrollo de un repertorio de experiencias prácticas con estudiantes; presentación y experimentación de actividades plásticas que involucran el dibujo de la cuerpo humano, buscando ampliar la perspectiva de los estudiantes sobre la diversidad de los cuerpos. El trabajo se desarrolló en clases de los años iniciales de la escuela primaria II de la Escola Profa Municipal. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, ubicada en el municipio de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Como producto de esta investigación se creará una galería virtual organizado con imágenes de las prácticas desarrolladas en este estudio, con el objetivo de presentar posibles metodologías para la enseñanza del arte, pero también para el estudio de las humanidades áreas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectHuman bodypt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectPrejudicespt_BR
dc.titleCorpo e desenho: percurso de uma prática pedagógica no ensino de artept_BR
dc.title.alternativeBody and design: course of pedagogical practice in art teachingpt_BR
dc.title.alternativeCuerpo y diseño: curso de práctica pedagógica en la enseñanza del artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Dickson Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7368501496010035pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Felipe Henrique Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0966376193843685pt_BR
dc.contributor.referee2Giustina, Fabiana Marroni Della-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3505561259679092pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612983587658451pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAtravés da problemática acerca do desenho do corpo humano, o presente trabalho objetivou elaborar e desenvolver estratégias pedagógicas no ensino de artes que possibilitassem minimizar preconceitos com relação às imagens corporais que se encontram fora dos padrões idealizados. Para desenvolvimento da proposta, foram determinados objetivos específicos de pesquisa, tais quais: a seleção e inserção de obras de artistas que exploram o tema do corpo humano em sua diversidade; elaboração de repertório de práticas de experiências significativas junto aos alunos; apresentação e experimentação de atividades plásticas do desenho do corpo humano, buscando ampliar o olhar dos estudantes para a diversidade dos corpos. Os trabalhos foram desenvolvidos em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental II da Escola Municipal Profa. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, localizada no município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Como produto desta pesquisa, será organizada uma galeria virtual com as imagens das práticas desenvolvidas neste estudo, tendo em vista o objetivo de apresentar metodologias possíveis para o ensino de arte, mas, também, para o estudo das áreas de humanidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5094pt_BR
dc.orcid.putcode169581392-
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoEDesenho.pdf4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.