Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43642
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-4185-7379 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Corpo e desenho: percurso de uma prática pedagógica no ensino de arte |
Título(s) alternativo(s): | Body and design: course of pedagogical practice in art teaching Cuerpo y diseño: curso de práctica pedagógica en la enseñanza del arte |
Autor(es): | Ferreira, Hosana Freitas |
Primeiro orientador: | Pires, Dickson Duarte |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Felipe Henrique Monteiro |
Segundo membro da banca: | Giustina, Fabiana Marroni Della |
Resumo: | Através da problemática acerca do desenho do corpo humano, o presente trabalho objetivou elaborar e desenvolver estratégias pedagógicas no ensino de artes que possibilitassem minimizar preconceitos com relação às imagens corporais que se encontram fora dos padrões idealizados. Para desenvolvimento da proposta, foram determinados objetivos específicos de pesquisa, tais quais: a seleção e inserção de obras de artistas que exploram o tema do corpo humano em sua diversidade; elaboração de repertório de práticas de experiências significativas junto aos alunos; apresentação e experimentação de atividades plásticas do desenho do corpo humano, buscando ampliar o olhar dos estudantes para a diversidade dos corpos. Os trabalhos foram desenvolvidos em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental II da Escola Municipal Profa. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, localizada no município de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Como produto desta pesquisa, será organizada uma galeria virtual com as imagens das práticas desenvolvidas neste estudo, tendo em vista o objetivo de apresentar metodologias possíveis para o ensino de arte, mas, também, para o estudo das áreas de humanidades. |
Abstract: | Through the issue surrounding the design of the human body, the present work aims to
elaborate and develop pedagogical strategies in the teaching of arts that make it possible
to minimize prejudices regarding body images that are outside idealized standards. To
develop the proposal, specific research objectives were determined, such as: the
selection and insertion of works by artists who explore the theme of the human body in
its diversity; development of a repertoire of practical experiences with students;
presentation and experimentation of plastic activities involving the drawing of the
human body, seeking to broaden the students' perspective on the diversity of bodies.
The work was developed in classes in the initial years of elementary school II at Escola
Municipal Profa. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, located in the municipality of
Uberlândia, State of Minas Gerais. As a product of this research, a virtual gallery will be
organized with images of the practices developed in this study, with the aim of
presenting possible methodologies for teaching art, but also for the study of humanities
areas. A través de la problemática en torno al diseño del cuerpo humano, el presente trabajo pretende elaborar y desarrollar estrategias pedagógicas en la enseñanza de las artes que posibiliten Minimizar prejuicios sobre imágenes corporales que están fuera de los estándares idealizados. A Para desarrollar la propuesta se determinaron objetivos específicos de investigación, tales como: selección e inserción de obras de artistas que exploran el tema del cuerpo humano en su diversidad; desarrollo de un repertorio de experiencias prácticas con estudiantes; presentación y experimentación de actividades plásticas que involucran el dibujo de la cuerpo humano, buscando ampliar la perspectiva de los estudiantes sobre la diversidad de los cuerpos. El trabajo se desarrolló en clases de los años iniciales de la escuela primaria II de la Escola Profa Municipal. Olga Del´Fávero – CAIC Laranjeiras, ubicada en el municipio de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. Como producto de esta investigación se creará una galería virtual organizado con imágenes de las prácticas desarrolladas en este estudio, con el objetivo de presentar posibles metodologías para la enseñanza del arte, pero también para el estudio de las humanidades áreas. |
Palavras-chave: | Corpo humano Desenho Arte Diversidade Preconceitos Human body Design Art Diversity Prejudices |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Assunto: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Referência: | FERREIRA, Hosana Freitas. Corpo e desenho: percurso de uma prática pedagógica no ensino de arte. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5094 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5094 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43642 |
Data de defesa: | 26-Fev-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CorpoEDesenho.pdf | 4.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.