Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43639
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Progresso e Civilidade na Athenas Mineira: o debate sobre a instrução pública nas páginas do Jornal O Pharol (1885-1926)
Alternate title (s): Progress and Civility in Athenas Mineira: the debate on public education in the pages of Jornal O Pharol (1885-1926)
Author: Alves, Suzele Sany Lacerda
First Advisor: Souza, Sauloéber Tarsio de
First member of the Committee: Petchak, Claudia Maria
Second member of the Committee: Santos, Jocyleia Santana dos
Third member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Fourth member of the Committee: Quillici Neto, Armindo
Summary: A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação – UFU na linha de pesquisa, História e Historiografia da Educação, teve por finalidade analisar de que modo o jornal Pharol se configurava como um agente propagador dos ideais de progresso e civilidade em Juiz de Fora e quais principais representações na perspectiva da instrução pública foram construídas e/ou veiculadas no jornal. Os marcos temporais estabelecidos (1885-1926) consideraram para o início a modificação de periodicidade das publicações que deixaram de ser semanais e tornaram-se diárias, fato que ocorreu em 01 de janeiro de 1885 e ainda outro acontecimento que marcou o jornal neste mesmo ano foi a mudança de propriedade, que passou a ser de Lindolpho de Assis que lhe deu uma direção mais conservadora. A data final correspondeu ao último ano constante no conjunto dos jornais do Pharol digitalizados na Hemeroteca, 1926. O problema de pesquisa consistiu em compreender quais foram as principais ideias relacionadas à educação/instrução pública que circularam nas matérias jornalísticas do Pharol e quais representações relacionadas a estas corroboraram com a disseminação dos sentidos de progresso e civilidade que permearam os debates políticos nas primeiras décadas do período republicano no Brasil. Para tanto, esta pesquisa buscou apoio na abordagem teórica da História Cultural e nas perspectivas de Roger Chartier (1990) para a compreensão das representações produzidas e/ou reproduzidas pelo jornal. Progresso e civilidade constituíram o “fio condutor” para a interlocução entre as categorias consideradas pela pesquisa, quais sejam, Instrução Pública, Analfabetismo, Ensino Religioso, Grupos Escolares, e Higiene escolar. As categorias ativadas nessa investigação se justificam por comporem os discursos que perpassavam a temática da Instrução Pública no Pharol e que representava a ambiência política e cultural do período. O Jornal Pharol, fonte principal desta pesquisa, foi um entusiasta do progresso, suas publicações além de destacarem os virtuosos adiantamentos de Juiz de Fora nos setores, industrial, comercial e intelectual, também reclamavam medidas que interessavam ao progresso e à civilização. Dentre as singularidades da Athenas Mineira, sobre sua constituição histórica, consta que a imigração foi um elemento que impulsionou a industrialização na cidade e influenciou no seu progresso, mas também originou grandes tensões no campo religioso, pois, o grande contingente de imigrantes alemães era em sua maioria de filiação protestante. O Pharol reprovava as práticas de intolerância religiosa dos católicos contra os protestantes, contudo seu posicionamento não o colocava em posição de defensor da religião protestante, mas sim dos princípios de civilidade condizentes com o progresso e a modernidade eurocentrados. Nos constantes deste estudo foi possível averiguar a crença na escolarização das massas como panaceia e a participação do Pharol na produção e reprodução de um imaginário de progresso e civilidade em Juiz de Fora que considerava a instrução pública como meio de melhoramento cultural e moral da população. Os “homens de imprensa” do jornal tiveram projeção e influência na sociedade juiz-forana, o que valorava ao Pharol credibilidade e notoriedade às suas publicações.
Abstract: This research linked to the Postgraduate Program in Education – UFU in the line of research, History and Historiography of Education, aimed to analyze how the newspaper Pharol was configured as an agent propagating the ideals of progress and civility in Juiz de Fora and which main representations from the perspective of public instruction were constructed and/or published in the newspaper. The established time frames (1885-1926) initially considered changing the periodicity of publications, which stopped being weekly and became daily, fact that occurred on January 1, 1885 and yet another event that marked the newspaper that same year was the change of property, which came to be owned by Lindolpho de Assis, who gave it a more conservative direction. The end date corresponded to the last year listed in all the newspapers of Pharol digitized in Hemeroteca, 1926. The research problem consisted of understanding what the main ideas were related to education/ public instruction that circulated in Pharol's journalistic articles and which representations related these corroborated with the dissemination of the senses of progress and civility that permeated political debates in the first decades of the republican period in Brazil. To this end, this research sought support in the theoretical approach of Cultural History and in the perspectives of Roger Chartier (1990) for understanding the representations produced and/or reproduced by the newspaper. Progress and civility constituted the “guiding thread” for dialogue between the categories considered by the research, namely, Public Instruction, Illiteracy, Religious Education, Graduate prime school, and School Hygiene. The categories activated in this investigation are justified because they make up the discourses that permeated the theme of Public Instruction in the Pharol and which represented the political and cultural ambience of the period. Jornal Pharol, the main source of this research, He was an enthusiast of progress, his publications, in addition to highlighting Juiz de Fora's virtuous advances in the industrial, commercial and intellectual sectors, they also demanded measures that were in the interest of progress and civilization. Among the singularities of Athenas Mineira, regarding its historical constitution, it appears that immigration was an element that boosted industrialization in the city and influenced its progress, but it also caused great tensions in the religious field, as the large contingent of German immigrants were mostly Protestant. The Pharol disapproved of Catholics' practices of religious intolerance against Protestants, however his position did not place him in a position to defend the Protestant religion, but rather the principles of civility consistent with Eurocentric progress and modernity. In this study, it was possible to ascertain the belief in mass schooling as a panacea and Pharol's participation in the production and reproduction of an imaginary of progress and civility in Juiz de Fora, which considered public education as a means of cultural and moral improvement of the population. The newspaper's “press men” had projection and influence in the Judiciary society, which gave Pharol credibility and notoriety for its publications.
Keywords: Pharol
Representação
Representation
Instrução Pública
Public Instruction
Progresso
Progress
Civilidade
Civility
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: ALVES, Suzele Sany Lacerda . Progresso e Civilidade na Athenas Mineira: o debate sobre a instrução pública nas páginas do Jornal O Pharol (1885-1926). 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.531
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.531
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43639
Date of defense: 27-Aug-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgressoCivilidadeAthenas.pdf10.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons