Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43598
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-9275-7675
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aprender fazendo: Um estudo autobiográfico sobre aquisição de habilidades musicais através da prática composicional
Autor: Cunha, Gabriel de Oliveira
Primer orientador: Lovisi, Daniel Menezes
Primer miembro de la banca: Júnior, Carlos Roberto Ferreira Menezes
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumen: Este trabalho propõe uma análise de como se dá o processo de aquisição de habilidades musicais através do exercício criativo da composição em Música Popular, no universo da canção. A partir de um estudo autobiográfico este trabalho analisa seis fonogramas, compostos e gravados pelo autor de forma independente, traçando uma linha evolutiva da trajetória musical do objeto de estudo, no caso o próprio autor. Entre os interesses desta pesquisa estão a) compreender como a aquisição de uma habilidade técnica, como tocar um instrumento musical, pode se dar por meio de um exercício criativo como o da composição b) refletir sobre o processo criativo presente no ato de se compor música, verificar o acúmulo e desenvolvimento de habilidades composicionais pela cronologia e o desenrolar da trajetória composicional c) verificar a maneira como recursos tecnológicos podem atuar como mediadores importantes no processo da composição popular d) descrever a importância da aprendizagem do uso de DAW’s para o processo composicional na música popular.
Abstract: This work proposes an analysis of how the process of acquiring musical skills takes place through the creative exercise of composition in Popular Music, in the universe of songwriting. Based on an autobiographical study, this work analyzes six phonograms, independently composed and recorded by the author, tracing an evolutionary line of the musical trajectory of the object of study, in this case the author himself. Among the interests of this research are a) understanding how the acquisition of a technical skill, such as playing a musical instrument, can be achieved through a creative exercise such as composition b) reflecting on the creative process present in the act of composing music , verify the accumulation and development of compositional skills by chronology and the course of the compositional trajectory c) verify the way in which technological resources can act as important mediators in the process of popular composition d) describe the importance of learning to use DAW's for the compositional process in popular music.
Palabras clave: Música Popular
Composição
Habilidades musicais
Aprendizagem
Música e tecnologia
Popular music
Composition
Musical skills
Learning
Music and tecnology
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CUNHA, Gabriel de Oliveira. Aprender fazendo: Um estudo autobiográfico sobre aquisição de habilidades musicais através da prática composicional. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43598
Fecha de defensa: 19-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AprenderFazendoEstudo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons