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dc.creatorFerreira, Noelle Tavares-
dc.date.accessioned2024-10-07T13:22:02Z-
dc.date.available2024-10-07T13:22:02Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Noelle Tavares. A medicalização em Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu em Instituições Federais de Minas Gerais: Desafios e Perspectivas. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43589-
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectmedicalizaçãopt_BR
dc.subjectpós-graduação stricto sensupt_BR
dc.titleA medicalização em Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu em Instituições Federais de Minas Gerais: Desafios e Perspectivaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Thais de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8796618042267105pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Anna Paula Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368894656739386pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pós-graduação é um período desafiador na jornada acadêmica, no qual as/os estudantes se envolvem em atividades intensivas de pesquisa e produção de conhecimento científico e, ainda, relacionadas à docência. Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno da medicalização em estudantes de Pós-Graduação stricto sensu de Instituições Federais de Minas Gerais considerando o contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de um recorte de dados de duas pesquisas realizadas entre 2019 e 2024, ambas com estudantes de cursos de mestrado e doutorado; a primeira com 374 discentes da Universidade Federal de Uberlândia e a segunda com 638 estudantes das 11 Universidades Federais de Minas Gerais. De cunho quantitativo e qualitativo, os estudos basearam-se em questionário on-line enviado pela Plataforma SurveyMonkey, com 100 questões sobre o perfil das/os estudantes e identificar o sofrimento psíquico; no segundo, incluímos questões sobre a pandemia e realizamos rodas de conversa on- line para aprofundar a compreensão dos dados oriundos das respostas aos questionários. Ambas as etapas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo. Constatamos que a pandemia não apenas evidenciou, mas também amplificou inúmeros problemas existentes nos programas de mestrado e doutorado, como: falta de formação para a docência por parte de muitas/os professoras/es, dificuldades na relação orientanda/o orientador/a, ausência de empatia, assédio moral e desconsideração de dilação de prazos devido à crise provocada pela nova situação posta pelo vírus, dentre outras situações. O fenômeno da medicalização também se manifesta no contexto acadêmico, pois 42% das/os estudantes relataram o uso de medicamentos psiquiátricos, seja no momento da pesquisa ou no ano anterior, o que indica a necessidade de estudos mais aprofundados sobre essa temática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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