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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43585
ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-2735-0994 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Travessia - memórias, poéticas e políticas de um teatro negro: um estudo sobre a trajetória do grupo Travessia, Ribeirão Preto/SP |
Alternate title (s): | Travessia - memories, poetics and politics of a black theater: a study on the trajectory of the Travessia group, Ribeirão Preto/SP |
Author: | Silva, Washington de Paula e |
First Advisor: | Leite, Vilma Campos dos Santos |
First member of the Committee: | Ramos, Jarbas Siqueira |
Second member of the Committee: | Lima, Evani Tavares |
Summary: | Este estudo explora a trajetória artística e política do Grupo de Cultura e Arte Negra Travessia, que atuou em Ribeirão Preto entre as décadas de 1970 e 2000. O grupo transformou diversos espaços em territórios negros por meio de performances, espetáculos e outras ações, sempre alinhados com as tradições culturais da diáspora africana no Brasil e a movimentação política negra Promovemos uma análise crítica de nossa história teatral, questionando a ausência de pessoas negras e a perspectiva racista empregada ao retratá-las. Exploramos a conceituação do termo "teatro negro" e os marcos históricos que inauguraram o teatro negro no Brasil como um movimento artístico-político. Ao adentrarmos o período de fundação do grupo Travessia, enfatizamos a relação entre o grupo e uma grande rede de organizações negras no estado de São Paulo, e como estas foram fundamentais para sua consolidação no cenário teatral. Abordamos os procedimentos criativos de suas produções cênicas e atuação política, junto a outras organizações negras, principalmente no contexto sociopolítico da cidade de Ribeirão Preto e do estado de São Paulo à época. Contudo, pautamos a relação e aproximação dos integrantes com o grupo, a estruturação organizacional em relação aos ensaios, metodologias da cena e produção cultural. Particularmente, sublinhamos a trajetória de Pedro Paulo, como diretor, ator e dramaturgo do Travessia, um artista autodidata que, por meio do teatro, poesia, dança e expressões populares afro-brasileiras, buscava em sua criação artística, cultural e política, a construção de outras narrativas e referenciais positivos para a população negra. Pedro Paulo foi a coluna principal que sustentou o grupo Travessia por mais de duas décadas, dedicando-se devotamente ao teatro e à luta negra. De maneira analítica registramos a produção artística-política do grupo, cujas produções tinham como matriz geradora a cultura afro-brasileira, desdobrando-se em diversas ações, entre elas a organização de festivais de cultura negra, performances, espetáculos, criação de um jornal e incursões no campo da arte-educação, sendo realizadas em diferentes períodos ao longo de quase três décadas de existência. Concluímos que ainda é necessário refletir sobre os processos de invisibilização de artistas negros em nossa história. Ao retratar a história do Travessia, atuamos sob fissuras nas estruturas racistas que ainda promovem a exclusão de pessoas negras, movimentando-se contrariamente a esse processo. O Travessia, apesar de todas as barreiras impostas por ser um grupo de teatro negro, existiu e resistiu por décadas, atuando como uma plataforma de valorização do negro. Por fim, compreendemos a importância de empreender um processo de reivindicação de autoria de uma história negra do teatro brasileiro, que seja inclusiva com artistas negros que não foram reconhecidos como sujeitos em uma história oficial. |
Abstract: | This study explores the artistic and political trajectory of the Grupo de Cultura e Arte Negra Travessia, which operated in Ribeirão Preto between the 1970s and 2000s. The group transformed several spaces into black territories through performances, shows, and other actions, always aligned with the cultural traditions of the African diaspora in Brazil and the black political movement. We promote a critical analysis of our theatrical history, questioning the absence of black people and the racist perspective employed in portraying them. We explore the conceptualization of the term "black theater" and the historical milestones that inaugurated black theater in Brazil as an artistic-political movement. As we delve into the period of the founding of the Travessia group, we emphasize the relationship between the group and a large network of black organizations in the state of São Paulo, and how these were fundamental to its consolidation in the theatrical scene. We address the creative procedures of their stage productions and political activities, together with other black organizations, mainly in the sociopolitical context of Ribeirão Preto and the state of São Paulo at the time. However, we focus on the relationship and closeness of the members with the group, the organizational structure of rehearsals, stage methodologies, and cultural production. In particular, we highlight the trajectory of Pedro Paulo, as director, actor, and playwright of Travessia, a self-taught artist who, through theater, poetry, dance, and popular Afro-Brazilian expressions, sought in his artistic, cultural, and political creation, the construction of other narratives and positive references for the black population. Pedro Paulo was the main pillar that supported the Travessia group for more than two decades, devoting himself devotedly to theater and the black struggle. Analytically, we recorded the artistic and political production of the group, whose productions were based on Afro-Brazilian culture, unfolding in several actions, including the organization of black culture festivals, performances, shows, the creation of a newspaper and incursions into the field of art education, all carried out at different times throughout almost three decades of existence. We conclude that it is still necessary to reflect on the processes of invisibility of black artists in our history. By portraying the history of Travessia, we act within fissures in the racist structures that still promote the exclusion of black people, moving against this process. Despite all the barriers imposed by being a black theater group, Travessia existed and resisted for decades, acting as a platform for the valorization of black people. Finally, we understand the importance of claiming authorship of the black history of Brazilian theater, which includes black artists who have not been recognized as subjects in official history. |
Keywords: | grupo Travessia história negra do teatro teatro brasileiro teatro negro Travessia group black history of theater Brazilian theater black theater |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Subject: | Teatro |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Quote: | SILVA, Washington de Paula e. Travessia - memórias, poéticas e políticas de um teatro negro: um estudo sobre a trajetória do grupo Travessia, Ribeirão Preto/SP. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.528 |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.528 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43585 |
Date of defense: | 24-Apr-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
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