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ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-8739-0454
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Proposta de desenho de processo do PDDE básico sob a perspectiva da unidade executora
Título (s) alternativo (s): Proposal for process design of the 'PDDE basico' from the perspective of the executing unit
Autor: Rodrigues, Julianne Peixoto
Primer orientador: Gandolfi, Peterson Elizandro
Primer miembro de la banca: Lopes, José Eduardo Ferreira
Segundo miembro de la banca: Paulo, Alex Fabianne de
Resumen: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, da Universidade Federal de Uberlândia e tem como foco o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – um programa do governo federal vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação como um instrumento de financiamento para as escolas públicas brasileiras. Perante as dificuldades encontradas pelos gestores das Unidades Executoras Próprias (UEx) ao entrar em contato pela primeira vez com o conjunto extenso e fragmentado de leis, normas e instruções normativas que regem o programa e o desafio de se fazer um bom uso dos recursos públicos, atendendo as necessidades da comunidade escolar, o presente estudo vem propor o desenho do processo do PDDE Básico, sob a perspectiva das UEx, buscado auxiliá-las no entendimento das etapas do processo, desde a constituição de uma nova UEx, adesão e atualização cadastral, execução até a prestação de contas do programa. Para tanto, foram adotados os métodos de análise documental e o design research, que se trata de um método constituído por cinco passos (consciência do problema, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão) que possibilita a construção e avaliação de um modelo. A análise documental se deu a partir do levantamento de guias e materiais de capacitações disponibilizados pelo FNDE sobre as etapas relacionadas ao PDDE. O levantamento dos desafios enfrentados pelos gestores das UEx foi realizado a partir da experiência dos servidores da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uberlândia. Diante disso, como produto tecnológico deste trabalho, foram criados os fluxogramas dos processos relacionados ao PDDE Básico. Espera-se que os desenhos criados a partir deste estudo possam contribuir para o melhor entendimento dos processos relacionados ao programa por parte dos gestores das UEx.
Abstract: This research is linked to the Graduate Program in Organizational Management at the Federal University of Uberlândia and focuses on the Direct Money in School Program (PDDE), a federal government program linked to the National Fund for Educational Development (FNDE) as a financing instrument for Brazilian public schools. Given the difficulties encountered by the managers of the Executive Units (UEx) when first contacting the extensive and fragmented set of laws, norms, and normative instructions governing the program and the challenge of making good use of public resources while meeting the needs of the school community and adhering to its rules, this study proposes the design of the PDDE process from the perspective of the UEx. It aims to assist them in understanding the process stages, from the establishment of a new UEx, adherence and registration update, execution, until the program’s accountability. To this end, document analysis and design research methods were adopted. Design research is a method consisting of five steps (problem awareness, suggestion, development, evaluation, and conclusion) that enables the construction and evaluation of a model. The document analysis was based on the collection of guides and training materials provided by the FNDE on the stages related to the PDDE. The challenges faced by UEx managers were gathered from the experience of the staff of the Municipal Education Department of the city of Uberlândia. Therefore, as a technological product of this work, process flowcharts related to the Basic PDDE were created. It is expected that the drawings created from this study can contribute to a better understanding of the processes related to the program by UEx managers.
Palabras clave: PDDE
Gestão de recursos públicos
Gestão por Processos
Design Research
Public resource management
Process management
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tema: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: RODRIGUES, Julianne Peixoto. Proposta de desenho de processo do PDDE básico sob a perspectiva da unidade executora. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5151.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5151
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43566
Fecha de defensa: 6-sep-2024
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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