Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Julianne Peixoto-
dc.date.accessioned2024-10-02T20:42:31Z-
dc.date.available2024-10-02T20:42:31Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Julianne Peixoto. Proposta de desenho de processo do PDDE básico sob a perspectiva da unidade executora. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5151.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43566-
dc.description.abstractThis research is linked to the Graduate Program in Organizational Management at the Federal University of Uberlândia and focuses on the Direct Money in School Program (PDDE), a federal government program linked to the National Fund for Educational Development (FNDE) as a financing instrument for Brazilian public schools. Given the difficulties encountered by the managers of the Executive Units (UEx) when first contacting the extensive and fragmented set of laws, norms, and normative instructions governing the program and the challenge of making good use of public resources while meeting the needs of the school community and adhering to its rules, this study proposes the design of the PDDE process from the perspective of the UEx. It aims to assist them in understanding the process stages, from the establishment of a new UEx, adherence and registration update, execution, until the program’s accountability. To this end, document analysis and design research methods were adopted. Design research is a method consisting of five steps (problem awareness, suggestion, development, evaluation, and conclusion) that enables the construction and evaluation of a model. The document analysis was based on the collection of guides and training materials provided by the FNDE on the stages related to the PDDE. The challenges faced by UEx managers were gathered from the experience of the staff of the Municipal Education Department of the city of Uberlândia. Therefore, as a technological product of this work, process flowcharts related to the Basic PDDE were created. It is expected that the drawings created from this study can contribute to a better understanding of the processes related to the program by UEx managers.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPDDEpt_BR
dc.subjectGestão de recursos públicospt_BR
dc.subjectGestão por Processospt_BR
dc.subjectDesign Researchpt_BR
dc.subjectPublic resource managementpt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.titleProposta de desenho de processo do PDDE básico sob a perspectiva da unidade executorapt_BR
dc.title.alternativeProposal for process design of the 'PDDE basico' from the perspective of the executing unitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gandolfi, Peterson Elizandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009321964299536pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1181111177305483pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Alex Fabianne de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9690861410844635pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1742297294270080pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional, da Universidade Federal de Uberlândia e tem como foco o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – um programa do governo federal vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação como um instrumento de financiamento para as escolas públicas brasileiras. Perante as dificuldades encontradas pelos gestores das Unidades Executoras Próprias (UEx) ao entrar em contato pela primeira vez com o conjunto extenso e fragmentado de leis, normas e instruções normativas que regem o programa e o desafio de se fazer um bom uso dos recursos públicos, atendendo as necessidades da comunidade escolar, o presente estudo vem propor o desenho do processo do PDDE Básico, sob a perspectiva das UEx, buscado auxiliá-las no entendimento das etapas do processo, desde a constituição de uma nova UEx, adesão e atualização cadastral, execução até a prestação de contas do programa. Para tanto, foram adotados os métodos de análise documental e o design research, que se trata de um método constituído por cinco passos (consciência do problema, sugestão, desenvolvimento, avaliação e conclusão) que possibilita a construção e avaliação de um modelo. A análise documental se deu a partir do levantamento de guias e materiais de capacitações disponibilizados pelo FNDE sobre as etapas relacionadas ao PDDE. O levantamento dos desafios enfrentados pelos gestores das UEx foi realizado a partir da experiência dos servidores da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Uberlândia. Diante disso, como produto tecnológico deste trabalho, foram criados os fluxogramas dos processos relacionados ao PDDE Básico. Espera-se que os desenhos criados a partir deste estudo possam contribuir para o melhor entendimento dos processos relacionados ao programa por parte dos gestores das UEx.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopt_BR
dc.sizeorduration73pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5151pt_BR
dc.orcid.putcode168810727-
dc.crossref.doibatchid02fcf5da-2524-4de2-9f55-17683b16b872-
dc.subject.autorizadoAdministraçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaDesenhoProcesso.pdfDissertação2.4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons