Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43559
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação Patrimonial: Debate de conceitos e interpretações - "Patrimônio cultural - Identidade e Memória" de Conselheiro Lafaiete - MG |
Título(s) alternativo(s): | Heritage Education: Debate on concepts and interpretations - "Cultural Heritage - Identity and Memory" by Conselheiro Lafaiete - MG |
Autor(es): | Maia, Mauricéia Aparecida Ferreira |
Primeiro orientador: | Abreu, Jean Luiz Neves |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Mara Regina do |
Segundo membro da banca: | Garcia, Luiz Henrique Assis |
Resumo: | O presente trabalho propõe trazer ao debate conceitos de patrimônio, apresentar um panorama das ações legais no Brasil em relação aos patrimônios culturais e analisar a Educação Patrimonial e suas implicações, dentro e fora dos espaços formais de educação. Tem-se por proposta, em Educação Patrimonial a partir da leitura crítica, a produção, em formato virtual e-book, da cartilha Patrimônio Cultural – Identidade e Memória (2ª ed., 2007), idealizada por mim e publicada pela gestão municipal de Conselheiro Lafaiete – MG, à época como item apresentado e pontuado no programa de “ICMS Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha. A apresentação do material conta com apontamentos voltados aos educadores, visando a ampliação dos conceitos sobre patrimônio cultural, uma síntese sobre as políticas públicas para o patrimônio, como também as possibilidades da Educação Patrimonial na construção dialógica, crítica e reflexiva sobre narrativas, vivências e identidades, percebendo o patrimônio cultural - protegido ou não, pelo governo - e os diferentes espaços de memória como locais de ensino e de aprendizagem, enquanto material para formação continuada aos docentes de História na Educação Básica, local e regional. Palavras chaves: Ensino de História - Espaços de memória - Memória e identidade- Educação Patrimonial. |
Abstract: | This work proposes to bring concepts of heritage to the debate, present an overview of legal actions in Brazil in relation to cultural heritage and analyze Heritage Education and its implications, inside and outside formal educational spaces. The proposal, in Heritage Education based on critical reading, is to produce, in virtual e-book format, the booklet Cultural Heritage – Identity and Memory (2nd ed., 2007), designed by me and published by the municipal management of Counselor Lafaiete – MG, at the time as an item presented and scored in the “ICMS Cultural Heritage” program, of the State Institute of Historical and Artistic Heritage of Minas Gerais – Iepha. The presentation of the material includes notes aimed at educators, aiming to expand concepts about cultural heritage, a synthesis of public policies for heritage, as well as the possibilities of Heritage Education in the dialogic, critical and reflective construction of narratives, experiences and identities , perceiving cultural heritage - protected or not, by the government - and the different spaces of memory as places of teaching and learning, as material for continued training for History teachers in Basic Education, local and regional. Keywords: History Teaching - Spaces of memory - Memory and identity - Heritage Education. |
Palavras-chave: | Ensino de História Espaços de memória Memória e identidade Educação Patrimonial History Teaching Memory and identity Spaces of memory Heritage Education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Assunto: | História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) |
Referência: | MAIA, Mauricéia Aparecida Ferreira. Educação Patrimonial: Debate de conceitos e interpretações - "Patrimônio cultural - Identidade e Memória" de Conselheiro Lafaiete - MG. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.544. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.544 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43559 |
Data de defesa: | 2-Jul-2024 |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoPatrimonialDebate.pdf | Dissertação | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons