Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaia, Mauricéia Aparecida Ferreira-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:11:59Z-
dc.date.available2024-10-02T18:11:59Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.citationMAIA, Mauricéia Aparecida Ferreira. Educação Patrimonial: Debate de conceitos e interpretações - "Patrimônio cultural - Identidade e Memória" de Conselheiro Lafaiete - MG. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.544.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43559-
dc.description.abstractThis work proposes to bring concepts of heritage to the debate, present an overview of legal actions in Brazil in relation to cultural heritage and analyze Heritage Education and its implications, inside and outside formal educational spaces. The proposal, in Heritage Education based on critical reading, is to produce, in virtual e-book format, the booklet Cultural Heritage – Identity and Memory (2nd ed., 2007), designed by me and published by the municipal management of Counselor Lafaiete – MG, at the time as an item presented and scored in the “ICMS Cultural Heritage” program, of the State Institute of Historical and Artistic Heritage of Minas Gerais – Iepha. The presentation of the material includes notes aimed at educators, aiming to expand concepts about cultural heritage, a synthesis of public policies for heritage, as well as the possibilities of Heritage Education in the dialogic, critical and reflective construction of narratives, experiences and identities , perceiving cultural heritage - protected or not, by the government - and the different spaces of memory as places of teaching and learning, as material for continued training for History teachers in Basic Education, local and regional. Keywords: History Teaching - Spaces of memory - Memory and identity - Heritage Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEspaços de memóriapt_BR
dc.subjectMemória e identidadept_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectMemory and identitypt_BR
dc.subjectSpaces of memorypt_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.titleEducação Patrimonial: Debate de conceitos e interpretações - "Patrimônio cultural - Identidade e Memória" de Conselheiro Lafaiete - MGpt_BR
dc.title.alternativeHeritage Education: Debate on concepts and interpretations - "Cultural Heritage - Identity and Memory" by Conselheiro Lafaiete - MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Jean Luiz Neves-
dc.contributor.advisor1Lattes2300258713505621pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee1Lattes2310487474847634pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Luiz Henrique Assis-
dc.contributor.referee2Lattes6363095991840726pt_BR
dc.creator.Lattes5777975997970011pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propõe trazer ao debate conceitos de patrimônio, apresentar um panorama das ações legais no Brasil em relação aos patrimônios culturais e analisar a Educação Patrimonial e suas implicações, dentro e fora dos espaços formais de educação. Tem-se por proposta, em Educação Patrimonial a partir da leitura crítica, a produção, em formato virtual e-book, da cartilha Patrimônio Cultural – Identidade e Memória (2ª ed., 2007), idealizada por mim e publicada pela gestão municipal de Conselheiro Lafaiete – MG, à época como item apresentado e pontuado no programa de “ICMS Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha. A apresentação do material conta com apontamentos voltados aos educadores, visando a ampliação dos conceitos sobre patrimônio cultural, uma síntese sobre as políticas públicas para o patrimônio, como também as possibilidades da Educação Patrimonial na construção dialógica, crítica e reflexiva sobre narrativas, vivências e identidades, percebendo o patrimônio cultural - protegido ou não, pelo governo - e os diferentes espaços de memória como locais de ensino e de aprendizagem, enquanto material para formação continuada aos docentes de História na Educação Básica, local e regional. Palavras chaves: Ensino de História - Espaços de memória - Memória e identidade- Educação Patrimonial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória)pt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.544pt_BR
dc.crossref.doibatchid5466c790-be00-40eb-8b9f-e61f84367716-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoPatrimonialDebate.pdfDissertação1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons