Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43541
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7839-5143
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: “Além das aparências”: Uma análise de percepções de alunos do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia sobre vozes de cantoras
Título(s) alternativo(s): "Beyond Appearances": An Analysis of Students' Perceptions in the Music Course at the Federal University of Uberlândia on Female Singers' Voices
Autor(es): Trindade, Layla Áquila
Primeiro orientador: Marques, Jaqueline Soares
Primeiro membro da banca: Morato, Cíntia Thais
Segundo membro da banca: Alves, Poliana de Jesus
Resumo: O presente estudo analisou as percepções de estudantes do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em relação à voz, com foco na capacidade de classificação de vozes, apenas por audição ou visualização de vídeos. Teve como objetivos específicos: localizar trabalhos acadêmicos que argumentassem sobre a voz e suas características biológicas e socioculturais; realizar sessão de escuta musical com alunos do Curso de Música da UFU sobre diversas interpretações de cantoras de diferentes origens étnicas; classificar como os participantes da pesquisa categorizaram e identificaram uma cantora com base apenas na escuta das vozes; entender como os participantes categorizaram e identificaram uma cantora com base somente na visualização de vídeos (sem o áudio); desmistificar preconceitos sociais que associam a qualidade vocal a características físicas; analisar as percepções dos ouvintes sobre as vozes das cantoras escutadas. A pesquisa considerou estudos que abordam tanto a construção social quanto a construção biológica da voz, com destaque para autores como Eidsheim (2018) e Caldeira (2021), e utilizou um grupo focal para coleta de dados, inspirado em um estudo da área da Educação Musical realizado por Gonzaga (2019). Os resultados indicaram que os preconceitos relacionados à voz são construções sociais. Além disso, as referências musicais dos participantes influenciaram na classificação das vozes tanto por áudio quanto por vídeo. Espera-se que os insights obtidos possam contribuir para desmistificar preconceitos e promover uma maior sensibilização em relação à diversidade vocal e cultural. Reconhece-se que a voz não é definida pela cor da pele, mas por uma série de fatores que vão além das características físicas. Dessa forma, a pesquisa oferece contribuições significativas para a Pedagogia do Canto e para a Educação Musical, ressaltando a importância de abordagens inclusivas e sensíveis que valorizem a diversidade vocal.
Abstract: The present study analyzed the perceptions of students on the Federal University of Uberlândia music course in relation to voice, focusing on the ability to classify voices just by listening or watching videos. Its specific objectives were to locate academic works that argued about the voice and its biological and sociocultural characteristics; Conduct a music listening session with different interpretations of singers; Classify how participants categorized and identified a singer based only on listening to the voices; Understand how participants categorized and identified a singer based only on watching videos (without the audio); Demystify social biases that associate physical characteristics with vocal quality; Analyze listeners' perceptions of the singers' voices heard. The research considered studies that address both the social and biological construction of the voice, with emphasis on authors such as Eidsheim (2018) and Caldeira (2021), and used a focus group for data collection, inspired by a study in the area of music education carried out by Gonzaga (2019). The results indicated that prejudgement related to voice are social constructions. Furthermore, the participants' musical references influenced the classification of voices in both audio and video. It is hoped that the insights obtained can contribute to demystifying preconception and promoting greater awareness regarding vocal and cultural diversity. It is recognized that the voice is not defined by skin color, but by a series of factors that go beyond physical characteristics. In this way, the research offers significant contributions to singing pedagogy and music education, highlighting the importance of inclusive and sensitive approaches that value vocal diversity.
Palavras-chave: Pedagogia do Canto
Singing Pedagogy
Educação Musical
Music Education
Canto Popular
Popular Singing
Percepção Vocal
Vocal Perception
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TRINDADE, Layla Áquila.“Além das aparências”: Uma análise de percepções de alunos do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia sobre vozes de cantoras. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43541
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlémDasAparênciasAnálise.pdfTCC351.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons