Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43527
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmico |
Título(s) alternativo(s): | Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmico |
Autor(es): | Coelho, Lauriene Aparecida de Olveira |
Primeiro orientador: | Júnior, Melchior José Tavares |
Primeiro membro da banca: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Segundo membro da banca: | Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães |
Resumo: | Reconhecendo a importância das Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) nos dias atuais, este trabalho qualitativo, de natureza documental, visou contribuir com estado da arte a respeito do ensino de corpo humano por meio desses novos recursos. Os resultados são oriundos de um mapeamento de trabalhos nas seguintes bases de dados: Revista Novas Tecnologias na Educação, Portal EduCapes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Associação Brasileira de Ensino em Biologia, Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências e Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação. Após o levantamento a partir de determinadas palavras-chaves, selecionamos e lemos os resumos de 25 trabalhos. Embora poucos trabalhos tenham sido encontrados em nossa busca, com intervalo de 10 anos - 2014 a 2023 - os resultados sugerem que as TDIC realmente são promissoras e deverão estar de vez no ambiente educacional. Notamos que que os trabalhos foram desenvolvidos predominantemente nas instituições públicas, que há um movimento em direção a estudos sobre a metodologia de ensino por meio delas, o que não significa que não haja dificuldades nesse processo de ensino. |
Abstract: | Recognizing the importance of New Digital Information and Communication Technologies (TDIC), nowadays, this qualitative work, of a documentary nature, aimed to contribute to the state of the art regarding teaching the human body through these new resources. The results come from a mapping of works in the following databases: New Technologies in Education Magazine, Educapes, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Brazilian Association of Teaching in Biology, National Meeting of Research and Teaching in Sciences and Digital Library of Brazilian computing society. After surveying certain key words, we selected and read the abstracts of 25 works. Although few works were found in our search with an interval of 10 years - 2014 to 2023 - the results suggest that TDIC really is promising and should once and for all be in the educational environment. We note that the work occurs predominantly in public institutions, that there is a movement towards studies on teaching methodology through them, which does not mean that there are no difficulties in this process. |
Palavras-chave: | Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) Ensino do corpo humano Gamificação Anatomia Humana Digital Information and Communication Technologies (TDIC) Teaching the human body Gamification Human anatomy |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | COELHO, Lauriene Aparecida de Oliveira. Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmico 2023, 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal De Uberlândia. Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43527 |
Data de defesa: | 15-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NovasTecnologiasDigitais.pdf | 572.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.