Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoelho, Lauriene Aparecida de Olveira-
dc.date.accessioned2024-09-30T12:46:31Z-
dc.date.available2024-09-30T12:46:31Z-
dc.date.issued2024-04-15-
dc.identifier.citationCOELHO, Lauriene Aparecida de Oliveira. Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmico 2023, 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal De Uberlândia. Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43527-
dc.description.abstractRecognizing the importance of New Digital Information and Communication Technologies (TDIC), nowadays, this qualitative work, of a documentary nature, aimed to contribute to the state of the art regarding teaching the human body through these new resources. The results come from a mapping of works in the following databases: New Technologies in Education Magazine, Educapes, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Brazilian Association of Teaching in Biology, National Meeting of Research and Teaching in Sciences and Digital Library of Brazilian computing society. After surveying certain key words, we selected and read the abstracts of 25 works. Although few works were found in our search with an interval of 10 years - 2014 to 2023 - the results suggest that TDIC really is promising and should once and for all be in the educational environment. We note that the work occurs predominantly in public institutions, that there is a movement towards studies on teaching methodology through them, which does not mean that there are no difficulties in this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectEnsino do corpo humanopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAnatomia Humanapt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (TDIC)pt_BR
dc.subjectTeaching the human bodypt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectHuman anatomypt_BR
dc.titleNovas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeNovas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação para o ensino do corpo humano: abordagens do trabalho acadêmicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Júnior, Melchior José Tavares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6319115476410844pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753781923086229pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoReconhecendo a importância das Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) nos dias atuais, este trabalho qualitativo, de natureza documental, visou contribuir com estado da arte a respeito do ensino de corpo humano por meio desses novos recursos. Os resultados são oriundos de um mapeamento de trabalhos nas seguintes bases de dados: Revista Novas Tecnologias na Educação, Portal EduCapes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Associação Brasileira de Ensino em Biologia, Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências e Biblioteca Digital da Sociedade Brasileira de Computação. Após o levantamento a partir de determinadas palavras-chaves, selecionamos e lemos os resumos de 25 trabalhos. Embora poucos trabalhos tenham sido encontrados em nossa busca, com intervalo de 10 anos - 2014 a 2023 - os resultados sugerem que as TDIC realmente são promissoras e deverão estar de vez no ambiente educacional. Notamos que que os trabalhos foram desenvolvidos predominantemente nas instituições públicas, que há um movimento em direção a estudos sobre a metodologia de ensino por meio delas, o que não significa que não haja dificuldades nesse processo de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NovasTecnologiasDigitais.pdf572.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.