Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43513
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 29-Abr-2026
Título: Dando voz aos silenciados: Utilização de mineração de dados para entender a evasão na Faculdade de Computação da UFU
Título(s) alternativo(s): Giving a voice to the silenced: Using data mining to understand dropouts at the Faculty of Computer Science at UFU
Autor(es): Ziller, Max Pereira
Primeiro orientador: Escarpinati, Maurício Cunha
Primeiro membro da banca: Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro
Segundo membro da banca: Carvalho, William Chaves de Souza
Resumo: O avanço tecnológico permite que inúmeras informações ficassem armazenadas. A mi- neração de dados é uma área multidisciplinar da Ciência da Computação que permite traduzirmos estes dados em informação útil, melhorando previsões de resultados e anali- sando relações até então desconhecidas. O sistema educacional público guarda incontáveis informações sobre os estudantes para possíveis necessidades de resgate de histórico escolar ou prestações de contas. Estes dados ainda não foram aproveitados para uma análise, uti- lizando seu acúmulo por décadas, para entender o que está acontecendo com os estudantes e calcular o impacto das políticas implementadas. Esta pesquisa juntou informações da Faculdade de Computação da UFU sobre os estudantes contidas em bases de dados di- ferentes para averiguar que fatores podem afetar o término com sucesso da graduação, podendo servir para, no futuro, a combater problemas como evasão e retenção escolares.
Abstract: Technological advancement has allowed countless information to be stored. Data mining is a multidisciplinary area of Computer Science that allows us to translate this data into useful information, improving predictions of results and analyzing hitherto unknown rela- tionships. The public educational system stores countless information about students for possible needs to retrieve academic records or financial statements. This data has not yet been analysed, using its accumulation over decades to understand what is happening to students and calculate the impact of implemented policies. This research aims to gather information from UFU Computer Science Faculty about students contained in databases spread across administrative areas of UFU to find out which factors may affect the suc- cessful completion of graduation, which may serve to, in the future, combat problems such as school dropout and retention.
Palavras-chave: Mineração de dados
Data mining
visualização de dados
data visualization
evasão escolar
school dropout
política pedagógica
pedagogical policy
fracasso escolar
scholar failure
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ZILLER, Max Pereira. Dando voz aos silenciados: Utilização de mineração de dados para entender a evasão na Faculdade de Computação da UFU. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43513
Data de defesa: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DandoVozAosSilenciados.pdf
  Até 2026-04-29
6.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons