Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ziller, Max Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-27T12:46:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-27T12:46:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | ZILLER, Max Pereira. Dando voz aos silenciados: Utilização de mineração de dados para entender a evasão na Faculdade de Computação da UFU. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43513 | - |
dc.description.abstract | Technological advancement has allowed countless information to be stored. Data mining is a multidisciplinary area of Computer Science that allows us to translate this data into useful information, improving predictions of results and analyzing hitherto unknown rela- tionships. The public educational system stores countless information about students for possible needs to retrieve academic records or financial statements. This data has not yet been analysed, using its accumulation over decades to understand what is happening to students and calculate the impact of implemented policies. This research aims to gather information from UFU Computer Science Faculty about students contained in databases spread across administrative areas of UFU to find out which factors may affect the suc- cessful completion of graduation, which may serve to, in the future, combat problems such as school dropout and retention. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Mineração de dados | pt_BR |
dc.subject | Data mining | pt_BR |
dc.subject | visualização de dados | pt_BR |
dc.subject | data visualization | pt_BR |
dc.subject | evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | school dropout | pt_BR |
dc.subject | política pedagógica | pt_BR |
dc.subject | pedagogical policy | pt_BR |
dc.subject | fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | scholar failure | pt_BR |
dc.title | Dando voz aos silenciados: Utilização de mineração de dados para entender a evasão na Faculdade de Computação da UFU | pt_BR |
dc.title.alternative | Giving a voice to the silenced: Using data mining to understand dropouts at the Faculty of Computer Science at UFU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Escarpinati, Maurício Cunha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5939941255055989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gabriel, Paulo Henrique Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3181954061121790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, William Chaves de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5170243787388753 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6874187072729332 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O avanço tecnológico permite que inúmeras informações ficassem armazenadas. A mi- neração de dados é uma área multidisciplinar da Ciência da Computação que permite traduzirmos estes dados em informação útil, melhorando previsões de resultados e anali- sando relações até então desconhecidas. O sistema educacional público guarda incontáveis informações sobre os estudantes para possíveis necessidades de resgate de histórico escolar ou prestações de contas. Estes dados ainda não foram aproveitados para uma análise, uti- lizando seu acúmulo por décadas, para entender o que está acontecendo com os estudantes e calcular o impacto das políticas implementadas. Esta pesquisa juntou informações da Faculdade de Computação da UFU sobre os estudantes contidas em bases de dados di- ferentes para averiguar que fatores podem afetar o término com sucesso da graduação, podendo servir para, no futuro, a combater problemas como evasão e retenção escolares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Sistemas de Informação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 116 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::BANCO DE DADOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | O trabalho será publicado | pt_BR |
dc.description.embargo | 29-Abr-2026 | - |
Appears in Collections: | TCC - Sistemas de Informação (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DandoVozAosSilenciados.pdf Until 2026-04-29 | 6.36 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License