Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43509
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2313-3523
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A formação do professor de canto: Um estudo dos conteúdos de pedagogia vocal no curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros
Título (s) alternativo (s): The singing teacher training: A study of vocal pedagogy content in the Music Teacher Training course at the State University of Montes Claros
Autor: Barbosa, Larissa Márcia Mendes
Primer orientador: Deus, José Soares de
Primer miembro de la banca: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
Segundo miembro de la banca: Marques, Jaqueline Soares
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que maneira ocorre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal no Curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. Quanto aos objetivos específicos, estes são: identificar no currículo disciplinas que abordam conteúdos específicos relacionados à voz; conhecer o processo de construção da pedagogia vocal da docente da disciplina Educação Vocal e Dicção; compreender as percepções da docente da disciplina Educação Vocal e Dicção sobre o contexto pedagógico da disciplina em curso para formação de professores de canto; identificar como os discentes do último ano do curso de canto se apropriam de conteúdos de pedagogia vocal durante os estudos; entender como os discentes estabelecem conexão entre esses conteúdos e as suas práticas performáticas e práticas de ensino; e refletir sobre as perspectivas dos discentes do último ano do curso de canto referente à formação pedagógica vocal recebida. A revisão de literatura incluiu trabalhos voltados aos conteúdos pedagógicos para o ensino de canto e formação do professor de canto. Como referencial teórico, foram considerados os saberes docentes atribuídos por Tardif (2002). A pesquisa adota como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa e se constitui em um estudo de caso. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com discentes do último ano do curso de canto e com uma docente da disciplina Educação Vocal e Dicção. Os resultados desta pesquisa apontam que o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal por professores de canto em formação ocorre na construção da performance e em espaços em que são colocados diante da prática docente, como no estágio supervisionado. Os resultados também demonstram que os processos de aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal pela docente refletem a abordagem de ensino de tais conteúdos e a importância dos conteúdos de pedagogia vocal dada pela docente na formação do professor de canto.
Abstract: The main objective of this research study is to examine how the teaching and learning of vocal pedagogy is carried out in the Music Teacher Training course at the State University of Montes Claros. The specific aims include the need to identify which subjects in the Curriculum address areas related to voice and to know the techniques formulated by the teacher of Vocal Education and Diction. In addition, the study seeks to understand the perceptions that the Vocal Education and Diction teacher has of the pedagogical beliefs underlying the course for training singing teachers and to determine how the students of the singing course in the last year of the course employed vocal pedagogy during their studies. Finally it is essential to understand how students establish a link between these areas with their musical performance and teaching practice and to reflect the perceptions of these students to the vocal pedagogical training that they were given. The literature review included research concerned with the pedagogical aspects of singing teaching techniques and singing teacher training. The theoretical framework was based on the concepts and ideas of Tardif (2002), while the methodology adopted a qualitative approach and consisted of a case study. The data collection involved conducting semi-structured interviews with students in their last year of the singing course and with a teacher of the theoretical and practical aspects of Vocal Education and Diction. The results of this research suggest that the learning process of vocal pedagogy contents by singing students teachers occurs during their performance rehearsals and in educational contexts where they practice their teaching skills. The results also demonstrate that the learning processes of vocal pedagogy reflect the teaching approach being adopted and the importance of the kind of vocal pedagogy selected by the teacher during the training course of the singing teacher.
Palabras clave: Licenciatura em Música
Music Teacher Training course
Formação vocal
Vocal training
Ensino de canto
Singing teaching
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Tema: Música
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Cita: BARBOSA, Larissa Márcia Mendes Barbosa. A formação do professor de canto: Um estudo dos conteúdos de pedagogia vocal no curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.442.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.442
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43509
Fecha de defensa: 31-jul-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
FormaçãoProfessorCanto.pdfDissertação1.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons