Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Larissa Márcia Mendes-
dc.date.accessioned2024-09-26T20:24:08Z-
dc.date.available2024-09-26T20:24:08Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationBARBOSA, Larissa Márcia Mendes Barbosa. A formação do professor de canto: Um estudo dos conteúdos de pedagogia vocal no curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.442.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43509-
dc.description.abstractThe main objective of this research study is to examine how the teaching and learning of vocal pedagogy is carried out in the Music Teacher Training course at the State University of Montes Claros. The specific aims include the need to identify which subjects in the Curriculum address areas related to voice and to know the techniques formulated by the teacher of Vocal Education and Diction. In addition, the study seeks to understand the perceptions that the Vocal Education and Diction teacher has of the pedagogical beliefs underlying the course for training singing teachers and to determine how the students of the singing course in the last year of the course employed vocal pedagogy during their studies. Finally it is essential to understand how students establish a link between these areas with their musical performance and teaching practice and to reflect the perceptions of these students to the vocal pedagogical training that they were given. The literature review included research concerned with the pedagogical aspects of singing teaching techniques and singing teacher training. The theoretical framework was based on the concepts and ideas of Tardif (2002), while the methodology adopted a qualitative approach and consisted of a case study. The data collection involved conducting semi-structured interviews with students in their last year of the singing course and with a teacher of the theoretical and practical aspects of Vocal Education and Diction. The results of this research suggest that the learning process of vocal pedagogy contents by singing students teachers occurs during their performance rehearsals and in educational contexts where they practice their teaching skills. The results also demonstrate that the learning processes of vocal pedagogy reflect the teaching approach being adopted and the importance of the kind of vocal pedagogy selected by the teacher during the training course of the singing teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectLicenciatura em Músicapt_BR
dc.subjectMusic Teacher Training coursept_BR
dc.subjectFormação vocalpt_BR
dc.subjectVocal trainingpt_BR
dc.subjectEnsino de cantopt_BR
dc.subjectSinging teachingpt_BR
dc.titleA formação do professor de canto: Um estudo dos conteúdos de pedagogia vocal no curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Clarospt_BR
dc.title.alternativeThe singing teacher training: A study of vocal pedagogy content in the Music Teacher Training course at the State University of Montes Clarospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Deus, José Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4084691524228805pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933482701732191pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169728218218567pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral entender de que maneira ocorre o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal no Curso de Licenciatura em Artes-Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros. Quanto aos objetivos específicos, estes são: identificar no currículo disciplinas que abordam conteúdos específicos relacionados à voz; conhecer o processo de construção da pedagogia vocal da docente da disciplina Educação Vocal e Dicção; compreender as percepções da docente da disciplina Educação Vocal e Dicção sobre o contexto pedagógico da disciplina em curso para formação de professores de canto; identificar como os discentes do último ano do curso de canto se apropriam de conteúdos de pedagogia vocal durante os estudos; entender como os discentes estabelecem conexão entre esses conteúdos e as suas práticas performáticas e práticas de ensino; e refletir sobre as perspectivas dos discentes do último ano do curso de canto referente à formação pedagógica vocal recebida. A revisão de literatura incluiu trabalhos voltados aos conteúdos pedagógicos para o ensino de canto e formação do professor de canto. Como referencial teórico, foram considerados os saberes docentes atribuídos por Tardif (2002). A pesquisa adota como procedimento metodológico uma abordagem qualitativa e se constitui em um estudo de caso. A coleta de dados envolveu a realização de entrevistas semiestruturadas com discentes do último ano do curso de canto e com uma docente da disciplina Educação Vocal e Dicção. Os resultados desta pesquisa apontam que o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal por professores de canto em formação ocorre na construção da performance e em espaços em que são colocados diante da prática docente, como no estágio supervisionado. Os resultados também demonstram que os processos de aprendizagem dos conteúdos de pedagogia vocal pela docente refletem a abordagem de ensino de tais conteúdos e a importância dos conteúdos de pedagogia vocal dada pela docente na formação do professor de canto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration90pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.442pt_BR
dc.orcid.putcode168396076-
dc.crossref.doibatchid55984a00-6793-4f2f-bd6d-08954d5305cf-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormaçãoProfessorCanto.pdfDissertação1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons