Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43508
ORCID: | ![]() |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O estranho que habita em mim: impasses da adolescência na constituição da ideia de eu na contemporaniedade |
Alternate title (s): | The stranger within me: adolescence’s dealocks in self constitution in contemporary times |
Author: | Paula, Carolina Antonia Goulart de |
First Advisor: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
First coorientator: | Macedo, Sybele |
First member of the Committee: | Lima, Nádia Laguardia de |
Second member of the Committee: | Bertoldo, Ernesto Sérgio |
Summary: | Este trabalho tem como ponto de partida um fenômeno social da atualidade que se refere a certo descontentamento apresentando por grande parte dos adolescentes com a imagem de seu corpo. Essa percepção nasceu da minha escuta clínica e encontrou na teoria psicanalítica respaldo para questionar alguns impasses inerentes à adolescência e a sua relação com a modificação do corpo pela puberdade, doravante a constituição da ideia de eu. Desse modo, os impasses que serão retratados nesses trabalhos são: o desencontro entre a imagem do corpo adolescente com o imperativo social de conformação do corpo a certo padrão estético, que aparece na contemporaneidade como um ideal imaginário consistente e ilusoriamente completo; a chegada da puberdade, haja vista que o encontro com o não saber sexual atravessa o corpo adolescente; o último impasse, que aparece como desdobramento do primeiro e do segundo impasse abordados, refere-se a alguns adolescentes que, mesmo buscando atender certo ideal estético, deparam-se com o mal-estar que atravessa o seu corpo e provoca uma sensação de estranhamento, infamiliaridade. O objetivo desta pesquisa é interrogar os impasses dos adolescentes na constituição da ideia de eu na contemporaneidade, com enfoque especial ao estranhamento do corpo na puberdade nesta experiência de subjetivação, por meio da perspectiva da psicanálise freudolacaniana. A pesquisa tem como método um estudo teórico em psicanálise, qualitativo, baseado em uma revisão bibliográfica sobre a temática que se refere aos estudos sobre a imagem do corpo e adolescência. Para que seja possível, a pesquisa conta com os conceitos de infamiliar e as instâncias do real, do simbólico e do imaginário em uma problematização da adolescência contemporânea, que tem como objeto de pesquisa os impasses da adolescência diante do estranhamento do corpo. O caminho percorrido pela dissertação foi a compreensão da função da imagem que faz parte da construção da ideia de eu na puberdade, com a modificação do corpo, que envolve perdas da imagem do corpo da infância, além dos ganhos e a assimilação das características de um adulto. Assim, os adolescentes estão diante dessa forma de reatualização, que implicaria em uma nova identificação de si, e decorre, também, de uma elaboração do luto do corpo infantil. Perante a este real que atravessa o corpo, o ideal estético acaba ganhando destaque, por parecer ser uma cobertura imaginária, tornando-se uma armadilha que leva o sujeito a buscar conformar a imagem do seu corpo ao padrão estético. Para a psicanálise, o sujeito se articula através do seu corpo, que tem consistência no imaginário, é sustentado pelo simbólico, além de ser atravessado pelo real. Tais instâncias se articulam em torno da função vazia do objeto a. Para que o corpo possa consistir, enquanto o adolescente o habita, é preciso suportar a função vazia desse objeto a. Conclui-se que, para que o sujeito emerja, ele precisará separar-se dessa posição discursiva que o aliena totalmente aos ideais, de forma que ele articule, a partir da cadeia de significantes, um semi-dizer sobre sua experiência de subjetivação, seja diante dos padrões impostos, seja diante da sua experiência de estranhamento sobre seu corpo. |
Abstract: | This work has as a starting point a current social phenomenon that refers to a certain dissatisfaction shown by most adolescents with the image of their body. This perception was born from my clinical listening and found support in psychoanalytic theory to question some inherent impasses of adolescence and its relationship with body modifications through puberty, on the constitution of the idea of self. Thus, the impasses that will be portrayed in these works are: the mismatch between the image of the adolescent body and the social imperative of conforming the body to a certain aesthetic standard, which appears in contemporary times as a consistent and illusorily complete imaginary ideal; the arrival of puberty, given that the encounter with sexual non-knowledge permeates the adolescent body; the last deadlock, which appears as an outcome of the first and second deadlock discussed, refers to some teenagers who, despite seeking to meet a certain aesthetic ideal, are faced with the discomfort that permeates their body and causes a feeling of estrangement. The objective of this research is to interrogate adolescents’ deadlocks in constituting the idea of self in contemporary times, with a special focus on the estrangement of the body during puberty in this experience of subjectivation, through the perspective of Freudolacanian psychoanalysis. The research method is a qualitative theoretical study in psychoanalysis, based on a bibliographical review on the topic that refers to studies on body image and adolescence. To make this possible, the research relies on the concepts of the unheimlich and the instances of the real, the symbolic, and the imaginary, in a problematization of contemporary adolescence, which has as its research object the impasses of adolescence in the face of the estrangement of the body. The path taken by the dissertation was the understanding of the function of the image that is part of the construction of the idea of self in puberty, with the modification of the body, which involves losses of the childhood body image, as well as the gains and the assimilation of the characteristics of an adult. Thus, adolescents are faced with this form of re-actualization, which would imply a new identification of themselves, and an elaboration of the mourning of the child’s body. Faced with this reality that permeates the body, the aesthetic ideal ends up gaining prominence, as it appears to be an imaginary covering, becoming a trap that leads the subject to conform himself with image body to the aesthetic standard. For psychoanalysis, the subject articulates himself through his body, which has consistency in the imaginary, is supported by the symbolic, in addition to being crossed by the real. Such instances are articulated around the empty function of object a. For the body to consist, while the adolescent inhabits it, it is necessary to support the empty function of this object. We concluded that, for the subject to emerge, he will need to separate himself from this discursive position that totally alienates him from ideals, so that he articulates, from the chain of signifiers, a semi-saying about his experience of subjectivation, whether in front of imposed standards, whether in the face of your experience of strangeness about your body. |
Keywords: | Adolescência. Corpo Constituição do eu Ideal estético Teenage Body Constitution of the self Aesthetic ideal |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Subject: | Linguística Psicanálise do adolescente Autoaceitação em adolescentes Autoestima em adolescentes |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Quote: | PAULA, Carolina Antonia Goulart de. O estranho que habita em mim: impasses da adolescência na constituição da ideia de eu na contemporaneidade. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.301. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.301 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43508 |
Date of defense: | 22-May-2024 |
Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstranhoQueHabita.pdf | Dissertação | 994 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.