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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0190-0281
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Ferramentas didáticas para o(a) professor(a) designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Teaching tools for teachers hired in Minas Gerais. Teaching History, Worlds of Work and Cultural Heritage in Uberlândia
Autor(es): Gimenes, Marcus Dias
Primeiro orientador: Nascimento, Mara Regina do
Primeiro membro da banca: Abreu, Jean Luiz Neves
Segundo membro da banca: Nicolini, Cristiano
Resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre as condições precárias dos contratos temporários de docentes de História das escolas públicas estaduais em Uberlândia/Minas Gerais e desenvolver ferramentas didáticas para auxiliá-los(as) a trabalhar com mais qualidade temas importantes no Ensino Médio. Para isso, critica as políticas públicas neoliberais mercantilistas-privativistas que surgiram na década de 90 do século XX que procuram sucatear a educação pública e favorecer as Organizações da Sociedade Civil. Posto que esse(a) profissional não possui tempo hábil para o planejamento de suas aulas, é necessário ter um material de apoio de fácil acesso e bem organizado para lhe servir de suporte no planejamento de suas aulas e, por conseguinte, primar pela qualidade da educação. O material didático volta-se para o ensino patrimonial, a fim de estabelecer uma relação entre História - memória - patrimônio e temas importantes ministrados no Ensino Médio. Metodologicamente, no primeiro momento é realizado um levantamento bibliográfico sobre as condições de trabalho do(a) professor(a) temporário(a), dialogando com a legislação vigente no Estado de Minas Gerais. Em seguida, desenvolve-se a proposta de um material didático para que os(as) professores(as) possam trabalhar com conceito de patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberlândia, a partir da história de um dos primeiros bairros da cidade, o Bairro Patrimônio. Conclui-se que a precarização do trabalho docente no Estado de Minas Gerais guarda semelhanças com as condições de vida de ex-escravizados no pós-abolição, apesar da distância temporal e contextos históricos que os separam.
Abstract: This work aims to reflect on the precarious conditions of temporary contracts for History teachers in public state schools in Uberlândia/Minas Gerais and to develop didactic tools to help them work with important themes in High School education more effectively. To achieve this, it criticizes the neoliberal mercantilist-privatist public policies that have emerged since the 1990s, which seek to undermine public education and favor Civil Society Organizations. Given that these professionals do not have sufficient time for lesson planning, it is necessary to have supporting material that is easily accessible and well-organized to assist them in planning their classes and, consequently, to prioritize the quality of education. The intended didactic material focuses on heritage education, aiming to establish a connection between History, memory, heritage, and important topics taught in High School. Methodologically, in the initial stage, a bibliographic survey is conducted on the working conditions of temporary teachers, in dialogue with the current legislation in the State of Minas Gerais. Subsequently, the proposal for didactic material is developed so that teachers can work with the concept of historical and cultural heritage of the city of Uberlândia, starting from the history of one of the city's first neighborhoods, the Patrimônio Neighborhood. The work concludes that the undermining of the work of public education in the state of Minas Gerais holds a resemblance to the living conditions of the previously enslaved in the post-abolition period, despite the chronological distance and historical contexts that separate them.
Palavras-chave: Ensino de História
History Education
Espaços de memória
Spaces of Memory
Saberes e mundos do trabalho
Memory and Identity
Professor designado
Designated Teacher
Precarização do trabalho
Precariousness of work
Uberlândia/Minas Gerais.
Uberlândia/Minas Gerais.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Assunto: História
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: GIMENES, Marcus Dias. Ferramentas didáticas para o(a) professor(a) designado(a) de Minas Gerais. Ensino de História, Mundos do Trabalho e Patrimônio Cultural em Uberlândia. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino da História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.436.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.436
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43500
Data de defesa: 28-Jun-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - ProfHistória (Mestrado Profissional)

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